Joris de Gel apresenta durante a Sessão dois Requerimentos solicitando informações sobre a atual gestão

19 de julho de 2021 às 15:29

Na Sessão desta quarta-feira, 14 de julho, o vereador Joris de Gel iniciou o seu discurso falando que “eu começo dizendo, no meu discurso de hoje, primeiramente que quando você traz uma denúncia a esta Casa, você tem que estar embasado, tem que estudar. Por duas vezes, o acesso que liga a comunidade de Santo Antônio à BR 101, foi feito recapeamento. Antes de denunciar tem que olhar o objeto da obra e apresentar ela de forma lícita. Recapeamento, porque nós pegamos no passado o acesso da comunidade de Santo Antônio até a BR 101 esburacada. Então, foi feito por duas vezes neste valor total de R$ 60 mil. Asfalto é caro, vereadores, asfalto não é barato e o prefeito que está usando a verba agora, que nós aprovamos no passado, sabe muito bem disso”.

Ainda durante a Reunião Ordinária, o vereador apresentou a Indicação nº 546/2021 em que pede que seja feita a manutenção no gramado sintético, nos vestiários, alambrados e troca de lâmpadas dos refletores, do Campo Socity Municipal Jeolino Lopes Xavier, no povoado de Santo Antônio. A Indicação nº 547/2021 em que solicita que seja disponibilizado para todos os professores da rede pública de ensino, incluindo a sede e todos os professores de Santo Antônio, Jardim Novo, Vila Marinha, Cachoeira do Mato, Duque de Caxias e todas as demais comunidades rurais de ensino do município, tablets, para facilitar as atividades dos profissionais da educação no trabalho de ensino-aprendizagem. E em parceria com todos os vereadores, Marcos Belitardo também apresentou a Indicação nº 553/2021, em que solicitam a duplicação em um percurso de 8 km na BR 101, no perímetro urbano de Teixeira de Freitas, tendo início no trevo do Posto Aires e terminando no Polo Industrial.

Joris apresentou ainda o Requerimento nº 13/2021 solicitando os dados de todos os óbitos do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Hospital de Campanha Covid-19, UPA e UMMI, nos seis primeiros meses de gestão do prefeito, dr. Marcelo Belitardo, exemplo do dia 1º de janeiro até o dia 30 de junho de 2021. Com relação dos falecidos: nome completo, causa da morte especificando idade do falecido e data do falecimento, anexar também a cópia com xerox do livro de óbito das respectivas unidades hospitalares.

Além do Requerimento nº 14/2021 solicitando do prefeito municipal a relação de todos os cargos comissionados que foram gratificados, bem como funcionários que receberam gratificação no município na atual gestão (todas as secretarias, incluindo o gabinete do prefeito), mesmo aqueles que já foram exonerados, especificando devidamente com o nome completo do servidor, qual o horário de expediente de trabalho que estes cumprem (entrada e saída), e que seja encaminhada cópia do cartão de ponto dos últimos 30 dias dos servidores que estão em atividade.

Ao final do seu discurso, ainda afirmou, “não fui eu que critiquei o nepotismo e hoje aceito calado, faço mercado para ter apoio. Não fui eu que critiquei a falta de medicação nas unidades hospitalares do passado e hoje aceito silenciosamente. Não fui eu que critiquei salários atrasados de médicos e hoje aceita. Não fui eu, vereador, que critiquei o fura fila de marcação de exames, hoje não só aceita como faz, inclusive tenho provas de funcionários que foram assessores do passado e fazem essa prática na maior cara de pau, de forma escancarada, sem respeitar o povo. Não fui eu que critiquei a fura fila das cirurgias eletivas e hoje não só crítica como faz, aliás, todo mundo sabe como chegou aqui, sempre fez. Não fui eu que disse que se uma determinada empresa de suspeitas de práticas irregulares prestasse serviço na gestão denunciaria o prefeito ao judiciário, e se calou. Vai lá, cumpra a sua palavra, denuncia, tenha coragem. Tanto faz, né, que hoje tanto fez, ou melhor, nada faz. Se enxergue, o cara de bom moço já caiu, acabou a sua credibilidade, ficou apenas a máquina para você usar “ e complementou “ninguém está nem aí para os seus discursos vazios, para as suas mentiras agressivas, para os seus choros de menino mimado, troque a sua janela pelo espelho, mas não tenham pena, minha gente do que eu estou dizendo aqui, não se incomode com o que eu digo. Olhe bem para o centro deste parlamento, veja esse menino de cabelos brancos, de cabelos lisos, como dizia o saudoso Ruy Barbosa, os canalhas também envelhecem”, declarou Joris em seu discurso.