Sesab realiza, em parceria com sec. de saúde, curso de capacitação sobre hanseníase, no auditório da CMTF

07 de fevereiro de 2023 às 12:32

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou, em parceria com a secretaria de saúde do município, no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, um curso de capacitação de diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Participaram do curso cerca de 120 profissionais entre médicos que atendem no PSF’s de Teixeira de Freitas e cidades circunvizinhas, enfermeiros (as) e fisioterapeutas. O curso teve como público alvo profissionais da Atenção Básica.

Karine Lins, responsável técnica de agravo da hanseníase no extremo sul da Bahia explicou que “o Brasil é o segundo país em casos de hanseníase todo ano, e a gente precisa dar visibilidade a esse agravo para que a gente consiga diagnosticar mais e impedir as incapacidades”, disse.

Presidente da Casa Legislativa, Tequinha Brito falou sobre receber os profissionais da saúde no auditório Francistônio Alves Pinto, para essa capacitação, “uma parceria da Sesab com a secretaria de saúde de Teixeira de Freitas esse curso de capacitação da hanseníase. Como presidente da Casa, estou muito feliz em estar participando juntamente com eles desse projeto”, declarou.

De acordo com o médico sanitarista e hansenólogo do Ministério da Saúde, dr. Humberto Barreto, que também estava presente no curso, “a hanseníase é uma doença que se manifesta principalmente com manchas de pele, alterações de nervos, e nós estamos treinando médicos e enfermeiros, e eles vão repassar para suas equipes, inclusive os agentes comunitários, para que o município volte a identificar o número e a gente comece a tratar e quem sabe controlar a doença no futuro”.

O prefeito do município, dr. Marcelo Belitardo, explicou que o curso de capacitação realizado “é um processo de educação continuada, uma parceria do Governo Federal e do Estado, junto com a secretaria de saúde de Teixeira de Freitas. A educação continuada na área da saúde é importantíssima porque você está atualizando e aperfeiçoando o conhecimento dos profissionais que estão no dia a dia lidando com doenças que são comuns em nossa região como a hanseníase”.