Março Lilás: veja as ações das UBS’s municipais para a prevenção do câncer de colo de útero

06 de março de 2023 às 09:11

Ouça esta matéria:

O câncer de colo de útero é uma das doenças que mais atingem as mulheres brasileiras, e, por isso, este mês foi escolhido para celebrar a campanha “Março Lilás”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a doença, desenvolvendo ações de conscientização sobre a prevenção e o tratamento deste tipo de câncer.

Em Teixeira de Freitas, de acordo com informações do site oficial da Prefeitura, “todos os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, estão participando de um curso de capacitação em rastreamento do colo do útero, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Diretoria da Atenção Básica Municipal”, e, além disso, intensificarão a realização de preventivos, bem como as ações voltadas à sensibilização da comunidade sobre a prevenção deste câncer.

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, deve ser realizado por mulheres que têm vida sexual ativa, principalmente com idade entre 25 e 64 anos, a fim de identificar alterações nas células do colo do útero. Por meio do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, é possível diminuir significativamente a mortalidade pela doença.

Os profissionais da Secretaria de Saúde do município alertam que, para a realização do exame, “exige-se que as atendidas não estejam menstruadas, não tenham relação sexual (mesmo com o uso de preservativos) dois dias antes e não usem duchas ou medicamentos vaginais no mesmo período de tempo. O não cumprimento das orientações acarretará na não realização da coleta do preventivo”.