Vereadora Erlita visita São Francisco do Conde, terra de Mário Augusto Teixeira de Freitas

24 de maio de 2018 às 13:04
Imprimir

A vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), visitou nesta última terça-feira, a Câmara Municipal e outros órgãos políticos, industriais e culturais da cidade de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. São Francisco do Conde é a cidade onde nasceu o patrono da cidade de Teixeira de Freitas, Mário Augusto Teixeira de Freitas. Na Câmara Municipal a vereadora teixeirense foi recepcionada pelos vereadores Antônio Santos Lopes, o “Pantera” (PSD), João Carlos Costa Nunes, o “Joinha” (PHS) e Maria Sonia da Silva Pinto Batista (PHS).

Em São Francisco do Conde, a vereadora Erlita Freitas também visitou a RLAM – Refinaria Landulpho Alves (RLAM), a primeira refinaria nacional de petróleo. Sua criação, se deu em 1950 e foi impulsionada pela descoberta do petróleo na Bahia e pelo sonho de uma nação independente em energia. Sua operação possibilitou o desenvolvimento do primeiro complexo petroquímico planejado do país e maior complexo industrial do Hemisfério Sul, o Pólo Petroquímico de Camaçari.

Na Refinaria Landulpho Alves são refinados, diariamente, 31 tipos de produtos, das mais diversas formas. Além dos conhecidos GLP, gasolina, diesel e lubrificantes, a refinaria é a única produtora nacional de food grade, uma parafina de teor alimentício utilizada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros, e de n-parafinas, derivado utilizado como matéria-prima na produção de detergentes biodegradáveis.

Em São Francisco do Conde, cidade de 38 mil habitantes que pertenceu ao território de Salvador até 1697, quando foi emancipado, possuindo hoje 321 anos de emancipação político administrativa, onde se sedia o campus da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, única instituição com este perfil no país, a vereadora teixeirense Erlita Freitas também visitou o memorial “Casa Mário Augusto Teixeira de Freitas”, patrono da cidade de Teixeira de Freitas.

Mário Augusto Teixeira de Freitas nasceu em São Francisco do Conde em 31 de março de 1890 e morreu aos 65 anos no dia 22 de fevereiro de 1956, na cidade do Rio de Janeiro. Foi um advogado e estatístico brasileiro, homem que marcou a história da Estatística no Brasil, tendo sido o idealizador e primeiro Secretário Geral do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Teixeira de Freitas realizou um grande estudo estatístico sobre a realidade da educação primária, nos primeiros anos da década de 1930, no que diz respeito à organização do sistema de ensino do país nessa etapa de escolarização.

O povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em consequência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém. Com a morte do ilustre baiano e estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, fundador e organizador do IBGE, o governo achou por bem prestar-lhe uma homenagem póstuma. Em 1957, o então chefe das agências de estatísticas de Alcobaça, Miguel Geraldo Farias Pires, em cumprimento às determinações emanadas da Inspetoria do IBGE na Bahia, oficialmente, solicitou da Prefeitura e Câmara de Alcobaça a homenagem póstuma ao imortal baiano Teixeira de Freitas, dando-lhe o seu nome ao povoado de São José de Itanhém, o que foi bem aceito pelo Executivo e Legislativo de Alcobaça. Em 1970, o povoado de Teixeira de Freitas contava com uma população de oito mil habitantes e quando foi emancipado em 9 de maio de 1985, já tinha 42 mil habitantes e em 2018, já são 162 mil moradores. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: