Vereadora Erlita se reúne em Salvador com o coronel Anselmo Brandão e a major Denice Santiago da Ronda Maria da Penha

12 de março de 2018 às 22:04
Imprimir

A vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) esteve na manhã desta segunda-feira (12/03), numa audiência em Salvador, com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão e na pauta, uma proposição que é a implantação da Ronda Maria da Penha na cidade de Teixeira de Freitas. Oportunidade que a parlamentar também se reuniu com a major Denice Santiago (comandante da Ronda Maria da Penha na Região Metropolitana de Salvador).

Com o comandante geral Anselmo Brandão, a vereadora Erlita Freitas deliberou sobre vários assuntos pertinentes a segurança pública teixeirense, mas houve uma reivindicação em especial que foi aquisição da implantação do programa Ronda Maria da Penha na cidade. A vereadora é a autora de uma proposição legislativa que requer a criação da ronda “Maria da Penha”, um serviço periódico especial, para proteger mulheres vítimas de violência doméstica de Teixeira de Freitas.

A vereadora Erlita Freitas também se reuniu com a major Denice Santiago, uma oficial de 46 anos, comandante da Ronda Maria da Penha (RMP), unidade da Polícia Militar da Bahia criada em março de 2015 para acompanhar mulheres sob medida protetiva judicial -, brasileiras que enfrentam o machismo e a brutalidade de companheiros, pais, irmãos e vizinhos. Com exatos três anos de funcionamento, essa operação vem chamando a atenção de pesquisadores e de outras corporações policiais pelos bons resultados -, que parecem dever algo ao carisma e à obstinação de sua comandante.

O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão assegurou a vereadora Erlita Freitas que no máximo 60 dias a major Denice Santiago desembarcará em Teixeira de Freitas para capacitar um grupo de policiais militares, objetivando criar um núcleo da Ronda Maria da Penha em proteção às mulheres. Além de Salvador, a Ronda Maria de Penha já existe nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itabuna, Senhor do Bonfim, Barreiras e Ilhéus.

Para a vereadora Erlita Freitas a “Ronda Maria da Penha” é o grande presente do Governo do Estado às mulheres baianas e demonstrou seu intenso contentamento com a conquista do núcleo para Teixeira de Freitas. “Assédio, medo, humilhação, controle, espancamentos e morte. A violência contra a mulher compreende uma variedade de ações que vão desde o assédio psicológico à violência física. Em maior ou menor grau, mulheres brasileiras e baianas, diariamente, se tornam vítimas de violência e agressões apenas pelo fato de serem mulheres. Enquanto homens morrem por homicídios e por brigas, sobretudo, nas ruas, mulheres sofrem violência e morrem de forma silenciosa, dentro de suas próprias casas”, salientou. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: