Vereador Marcílio delibera com autoridades da Secretaria de Saúde e da Polícia Técnica implantação do SVO após criação da Lei 1.014

O vereador Marcilio Carlos Goulart (PT), esteve reunido com os comandantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Departamento de Polícia Técnica e da Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas. O objetivo do encontro foi dar início aos encaminhamentos para implantação do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), projeto do vereador Marcilio Goulart que foi transformado em Lei (Lei Municipal nº 1.014/2018) no último dia 16 de abril, pela sanção do prefeito Timóteo Alves de Brito (PSD).
O secretário de Saúde, Max Almeida juntamente com sua equipe, propôs o início de um grupo de trabalho para elaboração de um plano de trabalho para viabilizar por meio de um projeto, a instalação do SVO, relatando que será interessante participar também, outros municípios sabendo que o IML de Teixeira de Freitas atende a toda a região.
O vereador Marcílio Goulart no seu entendimento, afirma que não se pode misturar as atribuições de cada órgão, o IML continuaria usando das suas prerrogativas funcionais e periciais, cuidando das mortes causadas por violência e o SVO para as mortes naturais, desafogando assim a grande demanda do Instituto Médico Legal.
Para o perito criminal Flávio Sampaio, coordenador regional do Departamento de Polícia Técnica, em Teixeira de Freitas, lembra que a comunidade regional será a grande favorecida com a implantação do SVO, pois não dependerá mais do IML para liberação dos corpos dos seus entes queridos, falecidos por morte natural, que muitas vezes levam dias para serem liberados devido à grande demanda do IML.
Na reunião vários encaminhamentos foram traçados, e o vereador Marcílio Goulart aguarda o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde nos próximos 30 dias para se deliberar sobre as medidas técnicas e administravas para se implantar o tão sonhado Serviço de Verificação de Óbitos de Teixeira de Freitas, conforme ficou acordado em reunião. (Por Sammy Chagas).