Vereador Marcelo Teixeira concede Título de Cidadão Honorário Teixeirense ao Bispo Dom Jailton de Oliveira Lino

07 de dezembro de 2023 às 19:20

Na noite dessa quarta-feira (6), a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação dos parlamentares, dos homenageados e de seus familiares e amigos.

O Título de Cidadão Honorário é a maior honraria promovida pelo Poder Legislativo municipal. Tal homenagem tem como objetivo enaltecer cidadãos teixeirenses que, por meio de suas ações, promovem o desenvolvimento social e o bem estar coletivo, merecendo, portanto, a aclamação de toda a comunidade.

Na ocasião, o Vereador Marcelo Teixeira nomeou o Sr. Jailton de Oliveira Lino como Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas, através da Resolução Nº 268/2023, em reconhecimento a sua notável contribuição para a cidade.

Dom Jailton é natural de Feira de Santana (BA) e foi ordenado sacerdote da igreja católica em 17 de dezembro de 1988. Trinta anos depois, foi ordenado Bispo, tomando posse da Diocese de Teixeira de Freitas em 09 de fevereiro de 2018.

A trajetória religiosa e as ações sociais de Dom Jailton são dignas de reconhecimento e respeito. Como Bispo Diocesano, ele tem desempenhado um papel crucial não apenas na esfera religiosa, mas também na vida social e política da comunidade, uma vez que é responsável pela condução de diversas iniciativas de grande impacto na região.

Dom Jailton é idealizador do projeto Cidade Limpa, uma iniciativa que busca discutir e incentivar o cuidado com a limpeza nos espaços públicos de Teixeira de Freitas. Esse projeto inclui ações educativas e práticas, como palestras, oficinas e campanhas de conscientização, e prevê a implantação de coleta seletiva em diversos locais da cidade.

Além disso, Dom Jailton tem estado na linha de frente de respostas a emergências, como foi o caso das inundações devastadoras que atingiram a Bahia e Minas Gerais recentemente. Ele ajudou a coordenar a ajuda proveniente do Brasil e da Europa, junto com a Caritas Brasil, a União Europeia e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Adicionalmente, durante a crise da COVID-19, Dom Jailton desempenhou um papel crucial, viabilizando uma videoconferência com a equipe médica do Hospital Italiano Ospedale Sacro Cuore di Negrar, ajudando a cidade de Teixeira de Freitas a entender melhor os mecanismos de defesa contra a pandemia.

Como Bispo, Dom Jailton é uma das maiores autoridades religiosas da região do Extremo Sul. Sua relevância vai além da religião, tendo impacto social e político significativo para a comunidade de modo geral. Para os católicos, ele é, também, um sucessor dos apóstolos de Cristo, representando uma figura de liderança espiritual e moral.

Assista ao vídeo desta matéria: