Vereador Belitardo propõe distribuição de kit’s de teste rápido que diagnostica o vírus da dengue

Na sessão ordinária de quinta-feira do último dia 21 de setembro, o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), teve aprovada uma indicação legislativa em que requer do Poder Executivo Municipal que seja efetuada a distribuição de kit’s de teste rápido para diagnosticar o vírus da dengue pela rede pública de saúde.
Conforme o vereador Marcos Belitardo, o novo teste vai permitir diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya. O kit’s é uma tecnologia que vai facilitar a identificação das doenças, que têm sintomas similares, e vai permitir um resultado mais rápido, além de reduzir os custos com exames.
Segundo o vereador Marcos Belitardo, o kit’s permitirá a identificação, ao mesmo tempo, do material genético dos três vírus, evitando a necessidade de três exames separados. O novo teste também vai oferecer um resultado mais rápido, pois tem uma combinação pronta de reagentes. Com ele, será possível testar 30 pacientes para as três doenças em quatro horas. A inovação também vai reduzir os custos com exames, já que insumos estrangeiros serão substituídos por produtos nacionais. Por esta razão, requer medidas urgentes da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na aquisição dos kit’s.
Ainda de acordo com o parlamentar, a mesma amostra de sangue colhida do paciente será testada simultaneamente para as três infecções. Um texto discriminatório vai auxiliar não só em um diagnóstico mais rápido, como em uma identificação em relação à circulação dos vírus em cada região do País. E é possível, por exemplo, desenvolver um teste quase rápido para situações nas quais não existe um ambiente laboratorial. Em regiões onde a estrutura é mais precária, pode ser usado um teste feito ao lado do leito, por exemplo. (Por Athylla Borborema).