Valci Vieira propõe “Busto” na Praça da Prefeitura em homenagem ao patrono Teixeira de Freitas

21 de maio de 2018 às 12:00
Imprimir

Na sessão ordinário da Câmara Municipal na quarta-feira do último dia 16 de maio, o vereador Valci Vieira dos Santos (SD), presidente da Comissão de Cultura, Educação, Saúde, Lazer e Turismo do Poder Legislativo, apresentou uma indicação inédita e importante para o patrimônio cultural e histórico da cidade. O parlamentar propôs que seja afixado o busto do advogado e estatístico baiano Mário Augusto Teixeira de Freitas, na Praça da Prefeitura, como forma de homenagear o patrono do município.

Conforme o vereador Valci Vieira a construção e a preservação do patrimônio histórico-cultural é uma questão de cidadania e interessa a todos por se constituir em direito fundamental do cidadão e esteio para a construção da identidade cultural. Segundo ele, se constrói e se preserva um bem, não apenas pelo seu valor estético arquitetônico ou histórico, mas pelo significado que tem para a comunidade em que está inserida, para a formação de sua identidade cultural e para o exercício de cidadania.

O vereador Valci Vieira lembra que a figura de Mário Augusto Teixeira de Freitas foi, é e continua sendo muito importante e tem um grande valor histórico para o município de Teixeira de Freitas que se faz em memória coletiva e individual que a sociedade precisa preservar e divulgar. E que o busto de Mário Augusto Teixeira de Freitas em praça pública é uma atitude salutar em favor da valorização histórica e cultural da cidade, cujo símbolo trará para Teixeira de Freitas um significado histórico e turístico admirável, para que cada cidadão reveja seus conceitos e conheça a história de cada um dos monumentos, seja de sua cidade, de seu estado ou mesmo de seu país.

“Implantar o busco de Mário Augusto Teixeira de Freitas na Praça da Prefeitura é uma proposição que vai abrir caminho para valorizar o que temos de melhor na cultura histórica, porque este busto nos proporcionará grandeza e reconhecimento. A partir deste momento, seremos melhores, porque estaremos reconhecendo e valorizando nossa história e a nossa identidade cultural. E, além disso, abriremos caminhos para a implantação de outros bustos ou esculturas de saudosos homens e mulheres que contribuíram com a nossa terra, seja políticos, personalidades, escritores, poetas e artistas que promoveram a história da ciência política, da cultura, da educação ou da literatura local”, explicou Valci.

E o parlamentar acrescentou: “Queremos na realidade com esta proposição é embelezar a cidade e enriquecê-la culturalmente, afinal de contas, a cultura é a mãe da educação e é a identificação do homem com o meio no qual está inserido. É tudo que o homem produz. Conhecer a bagagem cultural de uma sociedade da qual é herdeiro torna o homem agente desta história e é através dela e da preservação que ele aprende a exercer a cidadania”, disse o professor, escritor e vereador Valci Vieira. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: