Mutirão de Mamografia foi um pedido do vereador Edinaldo Rezende

24 de abril de 2015 às 12:58
Imprimir

 

Acesso-de-mulheres-entre-50-e-69-anos-ao-exame-de-mamografia-pelo-SUS-aumenta-37pct

Inicia-se hoje (sexta-feira) 24 de Abril o Mutirão de Mamografia em nosso Município, por meio do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

A vinda desse Programa à Teixeira de Freitas é uma resposta à indicação 155/2014, elaborada pelo vereador Edinaldo Rezende, em maio do ano passado.

Com deslocamento de unidades móveis com dois mamógrafos, onde cada unidade tem capacidade de realizar 140 mamografias/dia. O diferencial da estratégia itinerante é que além do exame mamográfico, são ofertados os exames para a confirmação diagnóstica, que configura a 2ª FASE do projeto. Já a 3ª FASE se dá através do encaminhamento das mulheres para tratamento nas Unidades de Alta Complexidade (UNACON) e Centro de Referência em Alta Complexidade (CACON). Desta forma, a Estratégia vem demostrar à importância do cuidado integral na atenção à saúde e na reorganização da assistência à mulher com Câncer de Mama.

O primeiro passo é ir a uma Unidade Básica de Saúde, conhecida como Posto de Saúde, e marcar. O segundo passo é comparecer – com documento de identificação, comprovante de residência e cartão SUS – à estrutura de acolhimento e atendimento que foi montada em frente ao Estádio Municipal, às margens da Avenida Presidente Getúlio Vargas. Outro ponto de referência é o Fórum, que fica ao lado.

O Mutirão acontecerá até o dia 9 de maio. Esta é uma oportunidade para as mulheres cuidarem da sua saúde, uma vez que a mamografia é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.


Compartilhar: