Marcelo Teixeira sugere investimento em mais profissionais para suporte de crianças autistas nas escolas

03 de abril de 2024 às 17:51

Nessa terça-feira (2), o vereador Marcelo Teixeira realizou um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, no qual apresentou importantes considerações acerca do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta data.

Ao iniciar sua intervenção, Marcelo destacou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas inseridas no espectro autista e suas famílias, na luta pela garantia de direitos civis. Ele ainda ressaltou que é autor de dois projetos de lei sobre a questão, ambos aprovados em plenário.

“Precisamos iniciar uma faísca, para que ela possa se tornar uma fogueira; se nós aqui no município não iniciarmos uma caminhada em função de algumas causas, nunca isso chegará a Brasília”, disse Marcelo.

O vereador também aproveitou seu momento de fala para propor aos demais vereadores que, juntos, elaborem e encaminhem ao governo federal uma sugestão de processo diferenciado para a remuneração dos profissionais que auxiliam e prestam suporte aos alunos e alunas autistas nas escolas. Para Marcelo, o pagamento desses educadores não deveria entrar no teto de gastos com pessoal, previsto para a gestão pública. Em lugar disso, seria criada uma regulamentação específica para tal despesa.

Além do mais, o parlamentar defende que o investimento em mais profissionais especializados no transtorno aumenta a possibilidade do diagnóstico ainda na infância. Desta forma, será maior a probabilidade dessas crianças terem acesso ao tratamento adequado, promovendo, assim, mais qualidade de vida e oportunidades de inclusão para elas.

Finalizando, Marcelo reiterou seu pedido aos nobres colegas, para o apoio na elaboração da sugestão em prol do investimento em profissionais de suporte a crianças autistas nas escolas, afirmando que acredita nesta via de fortalecimento para uma educação mais inclusiva e acolhedora.

Assista ao vídeo desta matéria: