Fórum Socioambiental sobre o Rio Itanhém no plenário da Câmara de Vereadores é considerado uma ação social de sucesso

Oriundo de uma ação promovida pelo vereador Joanilton do Frisa, junto ao projeto Arboretum e a Secretaria de Meio Ambiente, o Fórum Socioambiental sobre o Rio Itanhém vem debatendo ao longo do dia de ontem, e desta sexta feira, sobre a revitalização da bacia do rio, importante fonte de abastecimento hídrico do extremo sulbaiano.
O Fórum foi aberto com uma apresentação do grupo de orquestra 9 de Maio, sob a orientação do Maestro Orlei Silva. Estiveram presentes ao longo da programação, os vereadores Ariston Pinheiro, Ronaldo Baitakão, Adriano Souza, Yuri da Tajon e Domingos Donato, além do deputado estadual Bira Coroa, os Presidentes das Câmaras de Medeiros Neto e Alcobaça, Hildo Brito e Serginho Figueiredo, respectivamente. O Fórum está sendo acompanhado por populares, além de professores da UFSB, UNEB e CETEPS. A coordenadora do projeto ARBORETUM, Natalia Coelho, a representante da COPLANGE, Jucileide, além de D’ajuda, índia da tribo pataxós Boca da Mata também se fizeram presentes.
Através de palestras ministradas pela Professora Ana Odália, da UNEB, e por Natalia Coelho, do ARBORETUM, espera-se refletir profundamente sobre a necessidade da preservação e revitalização do rio Itanhém por meio do fórum socioambiental. Além de formular um documento com as ações que surgirem a partir das discussões, para posterior encaminhamento a empresas privadas, sociedade civil, poder público, autoridades competentes, escolas e demais setores para que sejam realizadas as ações previstas. Espera-se com o sucesso deste primeiro fórum, realizar o mesmo evento em outros municípios para que haja sensibilização de todos pela preservação do meio ambiente.