“Ela faz”: Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

08 de março de 2023 às 15:52

Ouça esta matéria:

Na noite dessa terça-feira (7), a Câmara Municipal promoveu a Sessão Solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A celebração aconteceu no Plenário Francistônio Alves Pinto e contou com apresentações musicais e de dança, palestra, honrarias e, principalmente, muito reconhecimento às lutas e conquistas femininas em nossa sociedade.

Abrindo o evento, o Presidente da Câmara, Tequinha Brito, falou um pouco sobre a motivação para a escolha da temática da solenidade, que este ano recebeu o título “Ela faz”. “O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente como marco da luta por direitos humanos. Aqui, não será diferente. Entretanto, para valorizar as conquistas já obtidas e toda a capacidade realizadora das mulheres, optamos por destacar o lado empreendedor de cada uma de vocês, mulheres, que realizam grandes feitos, diariamente, nos seus trabalhos, nas suas casas, na criação dos seus filhos, nas suas rotinas”, declarou Tequinha.

Em seguida, a Pastora e Treinadora Mental Kelly Oliveira foi convidada ao púlpito, para fazer uma reflexão acerca de personagens femininas marcantes na vida religiosa e na sociedade contemporânea, além de realizar uma oração em comunhão com os presentes.

Na sequência, a palestrante do SEBRAE – Bahia, Thamyris Maciel, dissertou sobre o tema “Desenvolvendo Empreendedoras Líderes apaixonadas pelo sucesso”, pontuando questões importantes acerca do empreendedorismo feminino na sociedade atual.

Embalando a Sessão, artistas musicais da Casa da Cultura e a Servidora da Câmara, Clésia de Andrade, presentearam o público com canções que emocionaram a todos e abrilhantaram a noite.

Para compor a Mesa Diretora de honra da Sessão, foram convidadas a Dra. Lívia Figueiredo, Juíza de Direito, a Sra. Luciana Lopes, Presidente do Grupo Mulheres de Negócios, a Sra. Maria Luíza Dall’Orto, Empreendedora Social, a Sra. Angélica Gusmão, Empresária, a Dra. Kátia Cielber, Delegada da Delegacia da Mulher, a Sra. Lucivone Carvalho, Presidente da Associação dos Artesãos de Teixeira de Freitas, e a Sra. Gildete de Jesus, Representante das Servidoras da Câmara Municipal. Já as cadeiras do parlamento foram ocupadas por secretárias municipais, ex- vereadoras e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, as mulheres presentes no parlamento discursaram acerca de questões pertinentes à luta feminina, destacando temas como a violência contra a mulher, a pouca representatividade da mulher na política, empreendedorismo feminino, saúde da mulher, jornada dupla de trabalho, dentre outros.

Ao final do evento, a fim de representar uma homenagem a todas as mulheres, cada um dos dezenove vereadores escolheu uma mulher, que marcou sua trajetória pessoal ou profissional, e entregou flores e horarias para ela.

Confira, abaixo, as mulheres homenageadas pelos vereadores na Sessão Solene:

SIRLETH DOS SANTOS FERREIRA, homenageada pelo Vereador Ailton Lacerda Ferreira

CLEONISSE ALMEIDA GUERRA, homenageada pelo Vereador Mateus Padilha Guerra

VERA LÚCIA ROCHA MATOS, homenageada pelo Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos

ISAURA DE SOUZA SANTOS, homenageada pelo Vereador Antônio Francisco Coutinho

MARIA LÚCIA MENDES E SIVA, homenageada pelo Vereador Carmino Oliveira Santana

REGINEIDE JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, homenageada pelo Vereador Marcos Gomes Almeida

RENILDE TEIXEIRA BARBOSA, homenageada pelo Vereador Bruno Santos Barbosa

IRACEMY BRITO DE ANDRADE, homenageada pelo Vereador Uivanthê Brito Andrade

OLGA SALES DA CONCEIÇÃO, homenageada pelo Vereador Luciano Ferreira Sales

IVONETE LIMA DE SOUZA, homenageada pelo Vereador Clemeson de Jesus Castro

NILZA DA CRUZ PEREIRA, homenageada pelo Vereador Ailton da Cruz Pereira