CREAS Cassiane Lima é fruto do Projeto de Lei do vereador Miro Barbosa

A data instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, é comemorada ao dia 18 de maio. E em 2016, a celebração foi marcada por uma cerimônia no CREAS – Centro de Referência de Assistência Social no bairro Belo Vista, em Teixeira de Freitas.
O CREAS é uma unidade pública que oferta serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres), em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social ou associados ao uso de drogas.
Foi nessa reflexão que o vereador Tomires Barbosa (Miro) procurou à senhora Maria Aparecida Lima de Souza Santos, pedindo-lhe autorização para denominar o prédio do CREAS com o nome da filha, Cassiane Lima, que foi vítima de abuso sexual, chegando a óbito em 2014. Muito emocionada, a mãe da jovem agradeceu à população teixeirense pelo carinho e apoio, e especialmente ao vereador Miro, por imortalizar sua filha nesta obra onde tantas outras famílias são assessoradas e amparadas.
Miro ratificou a importância de unir forças ao combate. Acrescentou seus anseios de espera que a memória e sonhos de Cassiane se eternizem nesse espaço, ao passo que garantiu acreditar em dias melhores e no suporte aos serviços oferecidos no CREAS. Pediu que essa homenagem fosse lembrada paralelamente à necessidade da quebra de silêncio. Lamentou que essa não fosse apenas realidade municipal, como também nacional e mundial. “Espero nunca mais se repetir, mas não posso garantir”, completou.
Na cerimônia para descerramento da placa com o novo nome do CREAS, estiveram presentes também os vereadores Gilberto Lemes, Erlita Freitas e Milton Resende, assim como o prefeito municipal João Bosco, a secretária de Assistência Social, Cláudia Alves e o coordenador do CREAS Cassiane Lima, Rosecio Alves Santana.
O prefeito municipal doutor João Bosco Bittencourt esteve presente e em sua fala reforçou a importância do combate e principalmente das denúncias, agradeceu ao Miro, por ser proponente do Projeto de Lei nº 921/2015.