Conselho do Plano Diretor Urbano delibera na Câmara sobre problemas urgentes de mobilidade urbana em Teixeira de Freitas

Nesta terça, dia 24 de maio, o Conselho do Plano Diretor Urbano se reuniu na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, para discutir dois assuntos que demandam atenção imediata do executivo. Ambos, problemas de mobilidade urbana. O primeiro assunto da pauta foi para tratar da notável falta de padronização nas calçadas do município. Os moradores constroem suas calçadas sem qualquer orientação, em nada contribuindo para a acessibilidade de deficientes, idosos e qualquer pedestre que deseje um trânsito mais fácil, sem degraus, pisos escorregadios ou falta de rampas de acesso. Para resolver o problema, o CPDU está elaborando um Projeto de Lei a ser proposto aos vereadores para posterior apreciação e aprovação.
O outro assunto da pauta, foi o conflito que está sendo gerado pelos empresários da cidade que estão habitualmente privatizando estacionamentos em frente aos seus estabelecimentos comerciais. A prática tem sido notada principalmente em farmácias, que estão disponibilizando vagas dentro dos pontos. Além do problema de privatizar estacionamentos que não os pertencem, há ainda que se observar a forma que os carros acessam este estacionamento, passando por cima das calçadas. Já houve inclusive incidentes de atropelamento registrados.
Em entrevista, o Secretário do CPDU, o Sr. Edval Almeida Galvão Junior, disse que “o Conselho pediu ao Secretário de Infraestrutura do Município que coibisse a prática. E que o CPDU emitirá um parecer de apoio ao ato da Secretaria”.