Câmara Técnica se reúne para elaborar novo Plano Diretor Urbano de Teixeira de Freitas

24 de março de 2018 às 18:45
Imprimir

Uma reunião no plenário das comissões permanentes da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na tarde de quinta-feira do último dia 22 de março, reuniu as principais autoridades fiscalizadoras, técnicas e jurídicas do município para discutir a elaboração do novo PDU – Pano Diretor Urbano de Teixeira de Freitas. A equipe comandará o estudo com ações que podem ser desde aspectos urbanísticos da cidade, como novos loteamentos, abertura de avenidas até a construção de uma residência e revitalização de áreas antigas do município.

A reunião reuniu os vereadores José Bernardo Gomes Cabral (PSD), Joris Bento Xavier (PTC), Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT), Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), Erlita Conceição de Freitas (PT), Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), Antônio Marques Ferreira da Silva (PROS) e José Mendes Almeida da Cruz, o “Mendes da JC Madeiras” (PSDB).

Ainda reuniu os secretários municipais João Carlos Vieira da Silva (Secretaria Municipal de Administração e Planejamento); Leonardo Álvaro de Vieira Pereira (Secretaria de Segurança Pública e Cidadania); José Archangelo Depizzol (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); Jorge Henrique Rodrigues (Secretaria de Projetos Estratégicos e Gerenciamento de Convênios). Além dos procuradores da Câmara e da Prefeitura Municipal respectivamente, advogado Abimael Borges Sampaio e o advogado Daniel Morais.

Conforme o vereador Arnaldo Ribeiro, o “Arnaldinho” tem mais de 10 anos que o plano não foi atualizado e o trabalho agora visa regulamentar todos os setores da cidade, tais como o trânsito, urbanismo, regulação fundiária, zona azul, código de postura, a fim de coordenar o crescimento da cidade e garantir o bem estar social, econômico e ambiental, ressaltando que no Brasil, todo município com mais de 20 mil habitantes deve criar um PDU, que é aprovado por lei na sua Câmara Municipal.

Segundo o secretário de administração João Carlos Vieira da Silva, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) já nomeou todos os nomes que vão compor a câmara técnica para desenvolver o trabalho e explica que o PDU é uma lei municipal que define como deve ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores. Trata-se de um documento que, a partir de um estudo cientifico, irá resultar em um plano com propostas e diretrizes definidas a curto, médio e longo prazo. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: