Agnaldo da Saúde conta que aquisição da patrulha agrícola tem objetivo de estimular a agricultura familiar

27 de março de 2018 às 13:53
Imprimir

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã desta terça-feira (27/03), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), foi apresentada uma proposição legislativa de autoria do próprio presidente Agnaldo da Saúde que indica ao Poder Executivo Municipal, a implantação da “Patrulha Agrícola Mecanizada” para servir a zona rural do município.

O parlamentar apenas oficializou a autorização para que o prefeito promova a licitação da compra do maquinário necessário para a implantação da patrulha agrícola na zona rural, tendo em vista que o próprio vereador Agnaldo da Saúde foi o bandeirante dos recursos conquistados por ele no valor de R$ 2,6 milhões junto a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência da República, cuja pasta o baiano Paulo Câmara é o titular.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde, o conjunto de máquinas e implementos conquistados e que já estão sendo licitados pela Prefeitura Municipal, tem objetivo de estimular a agricultura familiar e será utilizado nos serviços de recuperação de solos, preparo de áreas para plantio, tratos culturais, colheita, construção, recuperação e conservação de estradas vicinais, dragagem, obras de drenagem e irrigação. Conforme o presidente, as máquinas vêm para apoiar o pequeno produtor rural, que precisa de um silo em sua benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, de uma terraplenagem para construir um aviário ou outra obra, também por meio da retroescavadeira e a motoniveladora.

Agnaldo da Saúde informa que a população rural contemplada com a patrulha agrícola é formada em sua maioria por pequenos agricultores e trabalhadores rurais de baixa renda, que não possuem recursos para aquisição de tratores, plantadeiras, roçadeiras entre outros implementos agrícolas. “Estamos buscando, enquanto vereador, incentivar o crescimento econômico e social, tanto do município quanto dos nossos produtores. A disponibilização da tão sonhada patrulha agrícola é uma das iniciativas que propomos, visando  proporcionar melhorias na qualidade de vida e inclusão social no campo”, afirmou Agnaldo da Saúde.

E acrescentou: “Tudo o que a gente faz para beneficiar o produtor rural ajuda no desenvolvimento da nossa economia. O produtor tem de ter as mesmas condições de quem mora na cidade. E quando conquistamos máquinas desse porte, estamos contribuindo na mobilidade, ganhamos boas estradas para as crianças estudarem e acessos às propriedades, terraplenagem e outras melhorias, é porque estamos ajudando e investindo no desenvolvimento. Iremos melhorar a estrutura do interior, levando os benefícios para cada propriedade, podendo fazer terraplenagem de aviário, terraplenagem de suinocultura, leitaria, entre outras obras que possam levar mais riqueza no campo, pois a agricultura pode agregar valor à sua produção. Isso nos ajuda a evitar o êxodo rural, mantendo o homem no campo, de onde vem um terço das riquezas do nosso País e gera 51% dos tributos de Teixeira de Freitas”, destacou Agnaldo da Saúde. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: