Biografia

Uivanthê Brito Andrade

Natural de Eunápolis – BA, Uivanthê Brito Andrade é filho de João Nascimento Andrade e Iraceny Brito de Andrade. Nascido em 27 de fevereiro de 1971, é casado com Beatriz Neres e é pai de Maria Vitória, Maria Clara e Joseph. Atualmente, é morador do Bairro Vila Verde, no Município de Teixeira de Freitas.

Tequinha, apelido que ganhou na infância, ingressou na vida pública com o desejo de mudar a realidade política que conhecia, almejando trazer novas ideias e implantar, nesse meio, o conhecimento adquirido, por ele, ao longo de sua trajetória.  Iniciou sua carreira política como Assessor de Deputado Estadual, na Assembleia Legislativa da Bahia, de 1992 a 1996, e, mais tarde, de 2017 a 2020, foi Assessor Especial de Prefeito, em Teixeira. Em 2021, Tequinha candidatou-se a Vereador pela primeira vez, pelo Partido AVANTE, sendo eleito com um 1.193 votos, neste município.

Suas principais áreas de atuação envolvem a Educação, a Saúde e a Agricultura. Na educação, Tequinha defende a valorização do professor e melhorias na estrutura e didática do ensino; Na Saúde, pretende fiscalizar os recursos e amparar os menos favorecidos; Na agricultura, área que afirma conhecer bem, garante dedicação e representatividade aos pequenos e grandes produtores, observando seus anseios e dificuldades.