Biografia

Ubiratan Lucas Rocha Matos

Regionalmente conhecido como Lucas Bocão, Ubiratan Lucas Rocha Matos é filho de Elísio Soares Matos e Vera Lúcia Rocha Matos. Ele é pai de dois filhos, João Marcelo e Lucas.

Nascido em 13 de janeiro de 1973, em Itabuna – BA, Lucas foi criado em Medeiros Neto – BA, onde sua mãe exerceu o mandato de vereadora por três vezes, eleita presidente da Câmara em dois períodos. Isso possibilitou a inserção de Lucas no ambiente político desde muito cedo, uma vez que o debate das questões sociais e o exemplo materno muito contribuíram para a formação de sua consciência e responsabilidade políticas.

No entanto, antes de optar pela vida pública, ingressou na área da Comunicação, na qual atua há mais de dezoito anos, como Locutor, Comentarista de Rádio e Televisão e Radialista. Seu programa de rádio “Programa do Bocão”, na Rádio Eldorado, tem grande repercussão regional, no qual a comunidade encontra informação e apoio para a divulgação de denúncias e pedidos de ajuda. Além disso, Lucas é graduado em Direito.

Lucas Bocão exerceu seu primeiro cargo público como vice-prefeito de Teixeira de Freitas no período de 2017 a 2020. Antes disso, candidatou-se a deputado estadual em 2014 e, novamente, em 2018.

Para vereador, candidatou-se, pela primeira vez, nas eleições de 2020, saindo vitorioso pelo Partido Social Liberal – PSL.