Biografia

Carmino Oliveira Santana

Carmino Oliveira Santana nasceu em Medeiros Neto – BA, em 11 de março de 1960. Ele é filho de Liberato Pereira Santana (in memoriam) e Anita Rosa de Oliveira. Casado com Silvânia Silva Santos, Carmino tem quatro filhos: Thárcio, Thales, Carmino Filho e Felipe.

Sua vida profissional iniciou na área da Educação, no ofício de professor de Ensino Médio, trabalhando tanto em Teixeira de Freitas quanto em Medeiros Neto. Pouco tempo depois, Carmino ingressou na carreira política, atuando em vários cargos públicos.

Em 1993, foi Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, ocupando o cargo até 1996. No ano seguinte, exerceu seu primeiro mandato de Vereador Municipal, na legislatura de 1997 a 2000. Após esse período, Carmino foi Chefe do Gabinete do ex-Deputado Estadual Temóteo Brito, na Assembleia Legislativa da Bahia, de 2012 a 2014. Já em 2017, foi nomeado Diretor de Instituições, novamente na Prefeitura Municipal, permanecendo no cargo até 2020.

Com o ideal de trabalhar pela saúde e educação municipais, Carmino Santana candidatou-se mais uma vez ao cargo de Vereador Municipal, nas eleições de 2020, sendo eleito com o total de 755 votos, pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista.

Em 2024, Carmino se filou ao PSB para a disputa das eleições municipais .