Vereadora Erlita propõe município apoio técnico aos produtores da agricultura familiar

Na sessão ordinária de quinta-feira do último dia 21 de setembro, a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), teve uma indicação legislativa aprovada pelo plenário da Câmara Municipal em que a parlamentar requer do Poder Executivo Municipal, que o município direcione técnicos para atender os produtores da agricultura familiar com o intuito de atender de forma diferenciada os pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família.
Conforme a vereadora Erlita Freitas a ajuda técnica do município tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.
Segundo a vereadora Erlita Freitas, entre os objetivos da sua ação, estão o de dar a produção familiar um padrão de alta qualidade e melhorar as tecnologias utilizadas, tanto no plantio quanto na adubação, para que estas aumentem a produtividade e qualidade, garantindo assim a geração de emprego e renda para os agricultores familiares de Teixeira de Freitas.
A vereadora Erlita Freitas ainda foi autora de uma indicação legislativa que requer da Prefeitura Municipal, o oferecimento de cursos aos munícipes para que os mesmos possam cultivar alimentos em casa. Segundo a parlamentar, cultivar alimentos em casa ganha impulso com interesse por orgânicos. “Imagine um espaço de 10 m². Seja no beco da sua casa ou no quintal. Parece pouco, não é? Pois essa é a área necessária para que uma pessoa se torne auto-suficiente na produção de verduras e legumes.
A vereadora Erlita explica que vale a pena bancar o agricultor e cultivar alfaces, berinjelas e mesmo frutas na varanda de casa ou no jardim de casa é uma atividade que recebeu um novo impulso com o aumento do interesse pelos produtos orgânicos, que são produzidos sem agrotóxicos, mas ainda custam bem mais que os alimentos plantados de forma tradicional. (Por Athylla Borborema).