Vereadora Erlita Freitas se reúne em Salvador com a secretaria de Política para as Mulheres Julieta Palmeira

23 de maio de 2018 às 12:47
Imprimir

A vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) se reuniu mais uma vez nesta segunda-feira (21/05), em Salvador, com a secretária de Estado de Política para as Mulheres da Bahia, a médica Julieta Palmeira, que a próxima sexta-feira (25) estará em Teixeira de Freitas com o governador Rui Costa (PT). Na pauta a vereadora discutiu com a secretaria sobre o Plano de Ação publicizado pela Secretaria de Família e Desenvolvimento Social que consiste na sistematização de propostas de implementação de políticas de gênero no Estado, para que o projeto seja uma busca e possa beneficiar a população de Teixeira de Freitas.

A vereadora Erlita Freitas entregou um documento que foi dividido entre três diretrizes norteadoras: promoção da igualdade de gênero e da equidade, com enfrentamento aos preconceitos, para o protagonismo de todas as mulheres e meninas; fortalecimento institucional e da participação social para universalidade das políticas; e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres; cada uma com objetivos que vinculam ações e correspondentes metas, prazos e responsáveis.

A vereadora Erlita Freitas deliberou com a secretaria estadual Julieta Palmeiras, sobre as políticas de combate a trombofilia. Segundo a vereadora Erlita Freitas, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Segundo a vereadora Erlita Freitas, a finalidade é buscar a sanção de uma Lei que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a oferecer o exame de trombofilia para as mulheres, de 10 a 49 anos de idade. Ela justifica, que é uma forma de evitar maiores complicações, principalmente na gravidez. “Quando for solicitado o exame por um médico, deve ser feito de forma gratuita na rede pública, até para avaliar se o paciente tem pré-disposição para ter a doença, antes não era solicitado, trazendo muitos transtornos. Uma Lei vai nos regulamentar e com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) vamos buscar os mecanismos”, disse Erlita, que é enfermeira por formação.

Dentre as reivindicações no campo social para Teixeira de Freitas, a vereadora Erlita Freitas protocolou um ofício propondo a parceria da SPM com a Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas, um programa de capacitação radiofônica que fortaleça as mulheres vítimas de violência doméstica, quilombolas, indígenas, ribeirinhas e trabalhadoras rurais. A SPM possui um projeto da Rede Pelas Mulheres que realiza oficinas de formação em rádio-web nas comunidades tradicionais do interior da Bahia, inclusive nas aldeias indígenas pataxó de Barra Velha, no município de Porto Seguro, e na comunidade indígena de 2 Irmãos, no litoral norte do município de Prado.

O curso tem carga horária de 40h e os próprios capacitados aprendem a redigir, gravar e editar seus spots para veicular na rádio-web. Muitas emissoras de rádio comunitárias e educativas da Bahia e até comerciais já estão utilizando o material. Os programetes são de ações de sensibilização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e dicas de saúde, cultural e meio ambiente.

A ideia da vereadora Erlita Freitas é que a Rádio Câmara FM de Teixeira de Freitas, uma emissora estatal com alcance em 13 municípios do extremo sul e a primeira rádio legislativa do norte/nordeste do Brasil que já trabalha veiculando interprogramas educativos, que também passe a veicular os sports desenvolvidos pelo programa da SPM, especialmente sobre a importância do reforço de envolver todos os setores da sociedade no combate à violência contra a mulher, que é, também, um problema de saúde pública. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: