Vereador Valci Vieira propõe criação do Centro de Triagem de Animais Silvestres

20 de março de 2018 às 20:01
Imprimir

 

Na sessão da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na quarta-feira do último dia 14 de março, o vereador Valci Vieira dos Santos (SD) apresentou uma indicação visando à proteção dos animais silvestres. Para isso, requereu ao prefeito Temóteo que sejam realizados estudos técnicos visando a criação e instalação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para atender o município de Teixeira de Freitas e municípios circunvizinhos e, sobretudo, que haja amparo aos animais vítimas de predadores e que o crime ambiental seja erradicado na região.

O vereador Valci Vieira cita dados veiculados no site “Pensamento Verde”, que informa que a captura de animais silvestres acelera o processo de extinção das espécies, provocando danos às interações ecológicas e perda de herança genética. Em resumo, o impacto é muito maior do que se imagina e afeta também o ser humano. A extinção de um animal pode repercutir na extinção de vários outros, já que este faz parte de uma cadeia alimentar e também pode significar o aumento de pragas nas lavouras. A arajuba, por exemplo, e também o papagaio-chauá, o curió, o bicudo e o cardeal são alguns exemplos de animais ameaçados de extinção devido ao tráfico.

“Temos dado uma tenção muito especial, quase com exclusividade, aos animais domésticos. A falta de atenção do poder público, nas três instâncias, é tão grande, no que diz respeito aos animais silvestres, que hoje se tornou o terceiro tráfico, no país. O primeiro tráfico é de drogas, o segundo de armas e o terceiro é de animais silvestres. Papagaio não é animal doméstico, Tartaruga não é animal doméstico…! Animais domésticos são aqueles que convivem com os seres humanos sem serem violentados na sua adaptação e nós estamos forçando animais silvestres a se adaptarem a nosso modus vivendi, sem que isso seja possível a eles. Se houver extinção de animais silvestres, estarão comprometidos a fauna a flora e o meio ambiente como um todo”, explicou o parlamentar.

De acordo com a Polícia Federal, no Brasil, estima-se que cerca de 38 milhões de animais sejam retirados anualmente da natureza para alimentar um comércio ilegal que movimenta quase 2,5 bilhões por ano. O vereador Valci Vieira lembra que esta atividade criminosa traz graves consequências para o meio ambiente e para o futuro da região e do país.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Estado da Bahia está inserido na principal rota do tráfico, juntamente com os estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o Relatório Nacional sobre o Tráfico de Fauna Silvestre, 60% dos animais comercializados ilegalmente são para o chamado tráfico interno doméstico e os outros 40% seguem para destinos no exterior.

Outra indicação: O vereador também indicou a criação de uma equipe especializada para fazer a manutenção preventiva e corretiva da rede semafórica de Teixeira de Freitas, a fim de diminuir os impactos no trânsito. (Por Kátia Armini).


Compartilhar: