Mateus Guerra destaca importância da unidade integrada Max Feffer para impulsionar educação e indústria no município

28 de fevereiro de 2024 às 13:03

O vereador Mateus Guerra representou a Câmara Municipal na inauguração da Unidade Integrada Max Feffer, na solenidade ocorrida na última sexta-feira (23). De acordo com o legislador, a iniciativa representa um marco para a região.

“Esta unidade vai fomentar a indústria em Teixeira de Freitas através da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. (…) É um momento muito importante para Teixeira de Freitas, que vem tendo seu desenvolvimento alavancado nos últimos anos”, destacou Mateus Guerra.

A Unidade Integrada Max Feffer de Teixeira de Freitas é a 7ª do interior da Bahia e a primeira do Extremo Sul. As demais estão localizadas em Vitória da Conquista, Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus.

De acordo com o prefeito Marcelo Belitardo, o equipamento montado pela FIEB vai ajudar a transformar a realidade de muitas famílias através da educação e capacitação dos jovens.

“A gente tem que aplaudir este investimento fantástico deste equipamento da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, que vai fomentar a formação dos nossos jovens aqui no município”, disse o prefeito.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Henrique Passos, destacou que “o grande desafio para a indústria é melhorar sua competitividade”. Segundo ele, a iniciativa visa aproximar-se das pequenas indústrias, oferecendo mecanismos que auxiliem na alavancagem de seus negócios.

A Unidade Integrada Max Feffer conta com uma escola de ensino básico do SESI, uma escola técnica do SENAI, além de escritórios da IEL e da FIEB. Entre os presentes, estavam o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, acompanhado da primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Sra. Penélope Belitardo; o Diretor Executivo da ABAF, Wilson Andrade; o Diretor Regional do SENAI BA, Dr. Evandro Mazo; o Gerente Regional do SEBRAE, Alex Brito, além de executivos das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI e IEL – e representantes da diretoria da FIEB. Também compareceram os secretários municipais, professores da unidade e alunos.

Em Teixeira de Freitas, o SESI atendeu 4.507 trabalhadores de 26 empresas em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), enquanto em Eunápolis foram 3.756 trabalhadores de 54 empresas. Na nova unidade do SESI de Teixeira de Freitas, são oferecidos programas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, como o SESI Viva +, SESI Regulariza, Higiene Ocupacional, Ergonomia e Promoção da Saúde, incluindo imunização, ginástica laboral e apoio na realização das diversas ações nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPATs), além de consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).