Vereador Marcos Belitardo homenageia Dra. Dayana por sua contribuição à comunidade de Teixeira de Freitas

27 de março de 2024 às 18:44

Na última Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (26/03/24), o vereador Marcos Belitardo concedeu  Moção de Congratulação à Dra. Dayana Paula Nascimento Morais.

Em sua justificativa, que consta no documento oficial, o vereador Marcos Belitardo destacou o pioneirismo da família e a trajetória pessoal e impactante de sua homenageada.

“Neta de Durval Azevedo Nascimento e Dona Edith Oliveira Nascimento, Dra. Dayana é parte de uma linhagem que deixou sua marca em Teixeira de Freitas.”, inferiu Marcos em seu documento.

Entre as informações fornecidas, consta que a família, no início da década de 60, trouxe a primeira linha de ônibus (Viação Vale do Itanhém) para nossa região, fazendo as linhas de Nanuque, Medeiros e Teixeira de Freitas até Itabuna. Seu avô foi um dos desbravadores de Santo Antônio. Ele também presenteou aquela comunidade com a primeira imagem de Santo Antônio.

Sobre a avó da homenageada, o documento ressalta que, por muito tempo, o guarda-volumes da rodoviária ganhou o apelido de Guarda-Volumes de Dona Edith, graças ao seu trabalho constante e bem executado.

Com relação à sua mãe, Dinazelia Oliveira Nascimento esta se dedicou durante anos ao Hospital Regional enquanto este ainda era do estado.

Seguindo o exemplo da família, Dra. Dayana, nascida em Teixeira de Freitas em 1978  e mãe de Marcus Canal se tornou uma profissional destacada da fisioterapia usando suas habilidades para servir a comunidade. Em 2003, trabalhou nos PSF’s do São Lourenço e no Centro de Reabilitação Mãe María e em 2014, inaugurou a Salute Fisioterapia, oferecendo serviços para o SUS até 2023. Em 2019, especializou-se em Fisioterapia Pélvica, sendo a primeira na região.