Vereador Luizinho concede Título de Cidadã Honorária Teixeirense à delegada Sra. Valéria Fonseca Chaves

07 de dezembro de 2023 às 19:14

Na noite dessa quarta-feira (6), a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação dos parlamentares, dos homenageados e de seus familiares e amigos.

O Título de Cidadão Honorário é a maior honraria promovida pelo Poder Legislativo municipal. Tal homenagem tem como objetivo enaltecer cidadãos teixeirenses que, por meio de suas ações, promovem o desenvolvimento social e o bem estar coletivo, merecendo, portanto, a aclamação de toda a comunidade.

Na ocasião, o Vereador Luizinho nomeou a Sra. Valéria Fonseca Chaves como Cidadã Honorária de Teixeira de Freitas, através da Resolução Nº 259/2023, em reconhecimento a sua notável contribuição para a cidade.

A Sra. Valéria é mineira, natural da cidade de Itaobim.  Desde 2001 convive com Henrique Nunes Pinheiro, com quem teve uma filha, em 2005, Lara Fonseca Pinheiro.

Valéria cursou Direito e prestou concurso para a Polícia Civil da Bahia em 2001. Ela foi convocada para a Acadepol em 2007, sendo nomeada como Delegada em 2009. Atuou como delegada titular em vários municípios do estado, incluindo Itabuna, Porto Seguro e Eunápolis.

De 2014 a janeiro de 2017, a delegada ocupou o cargo de Coordenadora Regional em Eunápolis, sendo posteriormente convidada e nomeada como Coordenadora Regional de Teixeira de Freitas /8ª Coorpin. Também nesse período, ela concluiu a pós-graduação em Ciências Penais, pelo Núcleo de Estudos Luiz Flávio Gomes / Faculdade Anhanguera.

A Sra. Valéria Chaves prima pelo trabalho de excelência, priorizando o trabalho em equipe, o respeito pelos colegas e a honestidade em suas ações. Sob esses princípios, ela esteve à frente de várias prisões importantes, especialmente referentes ao tráfico de drogas e homicídios, bem como participou, juntamente com os membros da 8ª Coorpin, de todas as fases da Operação Unum Corpus, do DEPIN — Departamento de Polícia do Interior.

De acordo com o vereador Luizinho, o trabalho, a competência e a honestidade da delegada Valéria são fatores que merecem destaque e reconhecimento na sociedade, e, por isso, ela faz jus ao título de Cidadã Honorária Teixeirense.

Assista ao vídeo desta matéria: