Lucas Bocão comenta destinação de emenda para pagamento de profissionais da saúde

08 de fevereiro de 2024 às 18:12

Na última terça-feira (06/02/24), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o vereador Lucas Bocão trouxe à tona importantes questões relacionadas à transparência nos gastos públicos e à valorização dos profissionais de saúde, além de expor a rejeição de um projeto de sua autoria que visa salvar vidas.

Bocão iniciou sua fala na tribuna questionando a informação de que o pagamento dos Agentes Comunitários e Agentes de Saúde seria efetuado com dinheiro de emenda parlamentar.

“Disseram que vão pagar os profissionais com dinheiro de emenda de deputados em um ano eleitoral. Isso é ‘conversa para boi dormir’. Gastaram o dinheiro todinho e não pagaram os profissionais”, denunciou o vereador, levantando preocupações sobre a destinação e a efetiva utilização dos recursos destinados à saúde.

Além disso, Lucas Bocão apresentou um Projeto de Lei que visa aumentar a transparência nos eventos públicos, exigindo a divulgação detalhada dos gastos em cada evento, bem como prevendo a valorização dos artistas locais, uma medida que busca fomentar a cultura e a economia regional.

Outro aspecto discutido pelo vereador foi a rejeição de um projeto de sua autoria que busca instruir as pessoas em estabelecimentos gastronômicos sobre a manobra de Heimlich, com o objetivo de salvar vidas em situações de emergência. “Apresentei um projeto nesta casa para que restaurantes, lanchonetes e bares exibam cartazes demonstrando a técnica correta para lidar com engasgos em crianças. (…) O prefeito vetou esta proposta, sendo ele próprio médico”, ressaltou Bocão, demonstrando surpresa diante da decisão do executivo municipal.

Diante do exposto, Lucas Bocão concluiu sua fala perguntando se o projeto que salva vidas será aprovado ou rejeitado pelos demais vereadores, e questionando se essa decisão será tomada apenas para agradar ao prefeito.

O projeto apresentado pelo vereador Bocão, juntamente com as questões levantadas durante sua fala na tribuna, colocam em evidência a importância do debate para refinar o pensamento sobre assuntos importantes mas, muitas vezes, desconhecidos pela maioria dos cidadãos.