Vereador Lucas Bocão concede Título de Cidadão Honorário Teixeirense ao advogado Sr. Clebson Ribeiro Porto

07 de dezembro de 2023 às 19:10

Na noite dessa quarta-feira (6), a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação dos parlamentares, dos homenageados e de seus familiares e amigos.

O Título de Cidadão Honorário é a maior honraria promovida pelo Poder Legislativo municipal. Tal homenagem tem como objetivo enaltecer cidadãos teixeirenses que, por meio de suas ações, promovem o desenvolvimento social e o bem estar coletivo, merecendo, portanto, a aclamação de toda a comunidade.

Na ocasião, o Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos (Bocão) nomeou o Sr. Clebson Ribeiro Porto como Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas, através da Resolução Nº 266/2023, em reconhecimento a sua notável contribuição para a cidade.

Clebson Ribeiro Porto nasceu na cidade de Caravelas/BA e é casado com a Sra. Nathalia Soares de Medeiros Porto. Ele é pai de Alice Medeiros Porto e de Luiza Medeiros Porto.

Ainda muito jovem, Clebson foi surpreendido com a morte abrupta do pai, tendo que prosseguir sua vida com auxílio exclusivo da suã mãe, que abdicou de sua vida para criação de seus filhos. Clebson estudou em escola pública, no município de Caravelas/BA, tendo completado o Ensino Médio no estado do Ceará, onde residem seus familiares do lado paterno.

Com o surgimento do curso de Direito na cidade de Teixeira de Freitas/BA, através da Faculdade do Sul da Bahia — FASB, Clebson mudou-se para o município em 2004, para fazer a graduação. Ele concluiu o curso em 2009, e, à época, foi o único privilegiado da turma em colar grau já com a aprovação na prova da OAB/BA.

Inspirado em um dos professores da referida instituição, o renomado advogado e procurador do estado, Dr. Odilair de Carvalho Júnior, Clebson seguiu os caminhos da vida acadêmica, uma vez que, rapidamente conseguiu uma cadeira de professor na matéria de Processo Civil, na própria instituição onde estudou. Lá, ele já recebeu diversas homenagens de várias turmas que se formaram.

Clebson ainda se tornou membro do escritório Carvalho Advocacia, passando de estagiário a advogado e sócio de um dos escritórios mais bem sucedidos do município. Especializou-se em Direito Público, com ênfase no Direito Eleitoral, e tornou-se conhecido por sua atuação no processo eleitoral de diversos municípios. Também atuou na área pública administrativa de várias cidades próximas a Teixeira de Freitas, exercendo a função de assessoria e consultoria jurídica, inclusive, ocupando o cargo de procurador municipal de Caravelas/BA, onde nasceu, e, atualmente, de Alcobaça/BA.

De acordo com o vereador Ubiratan Lucas (Bocão), Clebson é um profissional elogiado pelos colegas advogados e pelas autoridades do meio jurídico, pelo refinamento técnico em suas petições e pela respeitada competência na sua atuação. O vereador ainda afirma que Clebson sempre teve um carinho especial pela cidade de Teixeira de Freitas/BA, onde reside com sua família e vem prestando importantes serviços jurídicos desde 2009.

Assista ao vídeo desta matéria: