Vereador Joris promove homenagem ao comerciante Natanael Cardoso e ao optometrista Bruno Ferraz

17 de outubro de 2019 às 15:33

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/10) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, houve um momento solene no final da plenária, quando o vereador Joris Bento Xavier (PTC) promoveu a entrega de duas Moções de Congratulações, homenageando  o comerciante do ramo de restaurante Natanael Cardoso dos Santos Chaves e o optometrista Bruno Ferraz Brito, um dos mais renomados profissionais do laboratório óptico-optométrico da região.

O vereador Joris Bento Xavier quis homenagear o comerciante do ramo da gastronomia Natanael Cardoso dos Santos Chaves, o “Nata”, um baiano de Medeiros Neto, de 46 anos, que vem dando sua contribuição no comércio e na economia da cidade. A sua trajetória no ramo da gastronomia começa aos 7 anos de idade, cozinhando para os seus irmãos menores.

Aos 16 anos “Nata” conquistou seu primeiro emprego como garçom na Churrascaria Varandão e aos 20 anos foi trabalhar no Restaurante Shinozaki, onde aprendeu a desenvolver a culinária japonesa. Com anseio de aprofundar e crescer na profissão, resolveu implantar seu próprio restaurante, a Temakeria do Nata, onde há 4 anos vem promovendo à culinária japonesa e brasileira no Loteamento Nanuque, bairro Cidade Nova, na zona leste da cidade, com grande destaque junto aos seus clientes.

O vereador Joris Bento Xavier também homenageou o optometrista Bruno Ferraz Brito, natural de Teixeira de Freitas graduado em optometria e que vem dando a sua contribuição para a saúde ocular do município. Um jovem profissional que desde a infância já tinha contato com a ciência da visão por influência da profissão do pai. Aos 18 anos iniciou seu primeiro trabalho na trajetória no mundo óptico-optométrico. Hoje atua no seu próprio consultório, por onde vem e realizando diversos trabalhos sociais, dando oportunidade para pessoas a terem acesso a uma avaliação visual, melhorando a qualidade de vida e autoestima das pessoas.

O optometrista Bruno Ferraz Brito se graduou em Optometria pelo Colégio Nacional Policursos (extinto CNOO – Colégio Nacional de Óptica e Optometria) de Goiânia – GO., onde se formou em 2015. A optometria, como profissão é livre e independente, existe há mais de 100 anos, tendo surgido como atividade reconhecida pela primeira vez nos Estados Unidos entre os anos de 1860-1870, onde a primeira regulamentação como profissão ocorreu em 1901 no Estado de Minnesota – EUA. É uma profissão bastante difundida e respeitada no mundo inteiro, sendo que está presente e ativa em mais de 130 países espalhados pelos cinco continentes do planeta. O optometrista não é médico oftalmologista, aliás, são duas profissões completamente diferentes.

O médico oftalmologista é o profissional clínico que consulta, opera e receita medicamentos. Já optometrista é o técnico responsável pelo cuidado da saúde primária do olho e do sistema visual que provem cuidado ocular e visual completo, incluindo a refração, detecção/diagnóstico e manejo das enfermidades do olho e a reabilitação das condições do sistema visual. A optometria tem como objetivos primordiais aumentar a acessibilidade, equidade e qualidade do cuidado visual nas áreas rurais e urbanas, bem como oferecer uma solução viável aos crescentes casos de cegueira prevenível, especialmente aquele causados por erros refrativos não corrigidos. Além disso, cabe ao profissional lecionar sobre qualidade de lentes e armações ao seu paciente, detectar e diminuir o número de pessoas que padecem de defeitos refrativos não corrigidos; detectar precocemente qualquer anomalia ocular, visual e sistêmica, auxiliando na redução dos índices de enfermidades oculares e sistêmicas encaminhando os casos clínicos ao oftalmologista. (Por Athylla Borborem