Vereador Joris concede Título de Cidadão Honorário Teixeirense ao advogado Dr. Paulo Américo Barreto da Fonseca

07 de dezembro de 2023 às 19:04

Na noite dessa quarta-feira (6), a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação dos parlamentares, dos homenageados e de seus familiares e amigos.

O Título de Cidadão Honorário é a maior honraria promovida pelo Poder Legislativo municipal. Tal homenagem tem como objetivo enaltecer cidadãos teixeirenses que, por meio de suas ações, promovem o desenvolvimento social e o bem estar coletivo, merecendo, portanto, a aclamação de toda a comunidade.

Na ocasião, o Vereador Joris Bento Xavier (Joris de Gel) nomeou o Sr. Paulo Américo Barreto da Fonseca como Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas, através da Resolução Nº 262/2023, em reconhecimento a sua notável contribuição para a cidade.

O Sr. Paulo Américo é natural de Senhor do Bonfim (BA), casado com a Sra. Luciana Strauch Costa Fonseca, e pai de três filhos: Marcela, Alexandre e Luiza.

O homenageado é formado em Direito, graduado pela UFBA, em 1982, e tem uma extensa, sólida e bela carreira na área, atuando, no início da vida profissional, tanto em órgãos públicos, como a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério Público Estadual, quanto em empresas privadas de grande porte, como a Suzano S/A.

Também faz parte do currículo do advogado a atuação no magistério superior. Ele foi contratado como professor de diversas graduações da FASB, em 2002, e permaneceu na instituição por oito anos. Ao encerrar esta etapa, inaugura a PAF ADVOCACIA EMPRESARIAL, sendo o escritório pioneiro na adoção de sistemas de gestão e controle, e o primeiro em convênio com a OAB/BA na concessão de Estágio Curricular a estudantes de Direito.

Paulo Américo ainda desempenhou importantes funções no município como, por exemplo, Diretor Jurídico da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Delegado Designado da ABAT – Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas e Procurador Geral do Município de Teixeira de Freitas. Ele é, também, o titular da Cadeira nº 40 da Academia Teixeirense de Letras.

Para o Vereador Joris e todos os demais parlamentares, toda a trajetória do Dr. Paulo Américo, pautada na dedicação ao trabalho e ao estudo, em muito contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento de Teixeira de Freitas. Isso tudo o faz merecedor de mais esse importante título, o de Cidadão Honorário do município.

Assista ao vídeo desta matéria: