Vereador Coutinho propõe implantação do Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento no município; entenda

17 de maio de 2023 às 11:17

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira (16), o Vereador Coutinho (PT) apresentou ao plenário, uma proposta para implantação de um Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento em Teixeira de Freitas, em parceria com entidades, estabelecimentos comerciais e sociedade civil.

Pelo texto do Projeto de Lei do Legislativo Nº 48/2023, de 15 de maio de 2023, de autoria de Coutinho, o Sistema Colaborativo de Segurança e Monitoramento “tem o objetivo de colaborar com a elucidação de delitos praticados contra o patrimônio público municipal, bem como com os processos de investigação e captura de criminosos dos órgãos estaduais de segurança pública”.

Para isso, ainda de acordo com a matéria, o município estabelecerá parcerias com condomínios, entidades da sociedade civil organizada, estabelecimentos comerciais, agências bancárias e demais pessoas jurídicas de Teixeira de Freitas, os quais compartilharão as imagens de suas câmeras de vigilância e monitoramento com as instituições de segurança pública municipais. Além disso, o projeto sugere a ampliação do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal.

Segundo o parlamentar, “é preciso ampliar os olhares e as ações sobre a segurança pública e fazer com que o município de fato colabore, por meio de parcerias efetivas com o setor privado e com a sociedade civil organizada, no combate ao crime em todos os níveis”.

A proposição passará pela análise das comissões permanentes da Câmara Municipal e, caso receba parecer favorável dos colegiados, estará apta para votação em plenário.