Vereador Coutinho participa de reunião com a FAESBA para debate sobre adesão ao Programa Crédito Fundiário

30 de abril de 2024 às 11:52

O vereador Antônio Coutinho vem participando de diversas reuniões com representantes da FAESBA (Federação das Associações do Território do Extremo Sul), juntamente com líderes de várias associações da região. Na última assembleia, realizada na semana passada, o principal assunto debatido foi o Crédito Fundiário, programa do governo federal para aquisição de terras produtivas.

De acordo com Coutinho, a FAESBA é uma instituição de amparo a qualquer tipo de associação, seja de moradores, de agricultura familiar ou cooperativa. Afiliando-se à federação, essas associações recebem apoio e orientação para legalização de estatutos, eleição de diretoria e elaboração de ata de fundação, por exemplo.

O vereador Coutinho, que é um dos parceiros da FAESBA, garante a importância dos serviços prestados pela federação, uma vez que, para participarem de quaisquer editais abertos pelo governo, voltados à concessão de benefícios e incentivos financeiros ou materiais, as associações devem estar devidamente regulamentadas e com toda a documentação atualizada.

No último encontro realizado, foi discutida a oportunidade de essas comunidades terem acesso ao Crédito Fundiário, serviço público digital que visa facilitar e agilizar o acesso ao crédito rural para aquisição de terras e infraestruturas básicas e produtivas, por meio do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário, com recursos do Fundo de Terras do Governo Federal. Todo o procedimento necessário para participação no programa foi esclarecido aos associados.

Para Coutinho, “é uma satisfação muito grande fazer parte desta ferramenta tão importante para o suporte e o fortalecimento das associações”. Segundo ele, este é o caminho mais seguro para o acesso e a garantia de direitos dessas comunidades.