Vereador Arnaldinho apresenta Projeto de Lei na área da Saúde Pública

Na sessão ordinária desta quarta-feira (13/06) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Arnaldo Ribeiro Souza Júnior, o “Arnaldinho” (PT) apresentou proposições legislativas para melhorias na área da saúde pública municipal e em prol da realização de algumas obras de infraestrutura para bairros mais populosos da cidade.
O Projeto de Lei nº 37, dispõe sobre a implantação de normas para o atendimento emergencial pelas equipes de socorro e de remoção do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) quanto à remoção dos pacientes para os hospitais privados. O vereador explicou que muitas pessoas são levadas para os hospitais públicos, mesmo quando dispõem de Plano Saúde e poderiam ser atendidas em hospitais particulares, contribuindo assim para amenizar a questão da superlotação nas unidades púbicas de emergência, como por exemplo, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.
De acordo com o texto protocolado, a equipe de atendimento emergencial deverá avaliar o estado físico do paciente, levar em consideração a proximidade do Hospital escolhido e a gravidade do caso. Como o objetivo do Projeto de Lei é reduzir a quantidade de pessoas direcionadas à Rede Pública, quando houver a possibilidade de serem atendidas com o Plano, as pessoas socorridas terão a opção de serem removidas para um hospital privado, desde que a equipe do SAMU registre esta escolha no boletim de ocorrência de atendimento. Em caso de o paciente estar inconsciente, um familiar ou representante legal poderá escolher o destino da remoção.
“Assim é possível priorizar o atendimento a quem realmente precisa e proporcionar melhor qualidade no atendimento”, acrescentou o vereador Arnaldinho. Com relação aos investimentos em obras públicas, o vereador Arnaldinho indicou a realização de reparos na iluminação em toda a extensão da rua Euclides Brandão, no centro da cidade e, para o bairro Castelinho, na zona leste, ele requereu serviços de limpeza e capina nas dependências do Posto de Saúde. (Por Milka Morais).