Vereador Antônio Coutinho concede Título de Cidadão Honorário Teixeirense ao técnico agrícola Sr. José Mendes da Mota

07 de dezembro de 2023 às 19:01

Na noite dessa quarta-feira (6), a Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Anhanguera e contou com a participação dos parlamentares, dos homenageados e de seus familiares e amigos.

O Título de Cidadão Honorário é a maior honraria promovida pelo Poder Legislativo municipal. Tal homenagem tem como objetivo enaltecer cidadãos teixeirenses que, por meio de suas ações, promovem o desenvolvimento social e o bem estar coletivo, merecendo, portanto, a aclamação de toda a comunidade.

Na ocasião, o Vereador Antônio Francisco Coutinho nomeou o Sr. José Mendes da Mota como Cidadão Honorário de Teixeira de Freitas, através da Resolução Nº 263/2023, em reconhecimento a sua notável contribuição para a cidade.

Natural de Itanhém – BA, José Mendes da Mota reside neste município desde o ano de 2014. Ele é casado com a Sra. Elenice Souza de Almeida, tem um filho, Maciel Mendes, e três enteados, Lucas Souza, Letícia Souza e João Souza.

José Mendes é Técnico Agrícola, formado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia — UESB, em 2008. Suas atividades profissionais no município iniciaram-se em janeiro de 2014, no Assentamento Bela Manhã. Ele veio do município de Alcobaça para ser o primeiro dirigente da Brigada Nelson Mandela, que é responsável pelos municípios de Medeiros Neto, Vereda, Teixeira de Freitas e Itanhém, e ficou seis anos nesta função.

O Técnico Agrícola liderou o movimento nas eleições dos anos de 2014, 2016 e 2018 e também promoveu ações beneficentes nessas regiões, como doações de alimentos produzidos no Assentamento para bairros carentes de Teixeira de Freitas.

Com sua desenvoltura e dedicação, José Mendes é um dos grandes produtores da agricultura e agropecuária familiar no Assentamento Bela Manhã, produzindo em seu sítio leite, grãos e frutas.

De acordo com o Vereador Coutinho, “é de suma importância que um cidadão como esse seja reconhecido, pois ele está diariamente ligado à busca por uma sociedade mais igualitária, incentivando e colaborando com a política e agricultura regional”.

Assista ao vídeo desta matéria: