Vereador Ailton Lacerda apresenta proposição que autoriza criação da Casa de Passagem de Teixeira de Freitas

06 de abril de 2018 às 13:46
Imprimir

Na sessão da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (04/04), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), o vereador Ailton Lacerda Ferreira (PSC), membro da Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Econômico, Industrial, Comercial, Agropecuário, Ambiental, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, propõe através de indicação legislativa, a instalação de uma Casa de Passagem em Teixeira de Freitas.

A Casa de Passagem é conhecida como casa de acolhida para pessoas em situação de rua, vinculada às Secretarias Municipais de Assistência Social e a de Saúde. E ligada direto aos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), envolvendo o projeto Consultório de Rua e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Para o vereador Ailton Lacerda, a indicação busca o acolhimento e acomodações em abrigo, por um curto período, dos moradores de rua e mulheres vítimas de violência doméstica, objetivando a inserção dos mesmos nas políticas públicas, para que haja uma reinserção à sociedade e à reconquista de direitos básicos relacionados aos direitos humanos, de trabalho e constitucionais. “Muitas vezes não tem lugar e condições de até mesmo tomar um banho, dormir em uma cama ou fazer uma refeição, refletindo na autoestima e na vivência de situações desumanas”, pontuou.

Serviços, quando necessários, de encaminhamentos para tratamentos de saúde, como alcoolismo e outros na estrutura de Saúde Pública do município, fazem parte das intenções do projeto, assim como, dos trabalhos da equipe durante o inverno, para ajudar no acolhimento dos moradores de rua, buscando a qualificação do trabalho de assistência social voltado à inclusão. A proposta do vereador Ailton Lacerda busca ainda contemplar as mulheres vítimas de violência, que em muitas situações ficam sem local onde se abrigar no período que mais necessita de apoio e proteção.

De acordo com o vereador Ailton Lacerda, o objetivo é suprir as necessidades básicas de alimentação, higiene, limpeza, alojamento e saúde, como também, sociabilizar os indivíduos para que, através de políticas públicas e da oportunidade de geração de renda-encaminhamento à empregos, os mesmos voltem a ter seu teto.

Outra Proposição – O vereador Ailton Lacerda solicitou ainda junto ao Poder Executivo Municipal a instalação de redutores de velocidade nas proximidades da Escola Municipal Contos de Fada, na rua Elieozippo Cunha, no bairro Bela Vista, buscando assim a segurança das crianças e transeuntes que ali transitam ao longo do dia. (Por Alexandra Silva).


Compartilhar: