Vereador Ailton Lacerda apresenta Projeto de Lei em benefício de crianças portadoras de transtornos neuropsiquiátricos

O vereador Ailton Lacerda (PSC), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizada nesta quarta-feira (25/10) apresentou o Projeto de Lei do Legislativo que Institui, no Calendário de Comemorações Oficiais Município de Teixeira de Freitas a Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre o TDAH e outros transtornos neuropsiquiátricos.
De acordo com o vereador Ailton Lacerda é grande o preconceito sofrido por mães cujos filhos apresentam transtorno de atenção ou qualquer outra doença neuropsiquiátrica e que, por este motivo é preciso empunhar a bandeira da conscientização.
“Geralmente as mães escondem seus filhos em casa para que eles não sofram com o preconceito. Elas também sofrem preconceito já que as pessoas, por não conhecerem ou estarem sensibilizadas para aceitar as diferenças, julgam mal as mães. Olham de forma reprobatória, como se elas fossem culpadas por não impor limites a estas crianças. É muito triste! Mais triste ainda é que muitas mães não sabem lidar com os filhos pois ignoram que estes apresentem estas diferenças”, explicou o vereador.
O Projeto de Lei, em sua justificativa, procura mostrar a importância de diagnosticar e tratar, o quanto antes, as crianças, adolescentes e adultos que sejam portadores dessas doenças, que influenciam diretamente a vida deles na sociedade, contribuindo inclusive para o aumento do abandono escolar, do suicídio, da violência infanto-juvenil, entre outras consequências.
Para embasar o Projeto, o parlamentar mostra fragmentos do relatório da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) com estatística de que de 3 a 5% das crianças nascidas possuem, em menor ou maior grau, transtornos neuropsiquiátricos.
“É claro que a criação da Semana Municipal não acabará com o problema da falta de diagnóstico e da falta de tratamento adequado pois precisamos de uma política Municipal criada e executada pelo Poder Executivo que busque melhorar essas questões, mas irá contribuir para informar e conscientizar sobre esses problemas, trazendo o tema para o debate de toda a cidade e em especial do Poder Público”, enfatizou Ailton.
Outra Proposição – Recentemente o vereador, em contato com a comunidade, tomou conhecimento da necessidade de esporte e lazer. Por este motivo, em sua indicação, protocolada no dia 16 de outubro, solicitou que o Poder Executivo libere as quadras de esportes existente nas escolas municipais para que a comunidade utilize como alternativa de lazer nos finais de semana. (Por Kátia Armini).