Veja como foi o Primeiro Fórum Eleitoral realizado na Câmara de Teixeira de Freitas

26 de março de 2024 às 12:07

No último dia 21 de março, a Câmara Municipal sediou o Primeiro Fórum Eleitoral, organizado pelo jornalista João Neto, conhecido como “Joãozinho da live”. O evento ofereceu diversas palestras ministradas por profissionais da área do Direito Eleitoral, que abordaram temas importantes, como a criminalização das fake news nas campanhas eleitorais e o processo histórico do voto no Brasil.

Aberto ao público interessado, o fórum contou com a participação de pré-candidatos às eleições municipais, vereadores, servidores da Câmara Municipal, procuradores e outros profissionais do Direito. Ao final de cada palestra, os participantes puderam fazer intervenções e perguntas aos palestrantes, que enriqueceram ainda mais o momento de debate.

Na ocasião, também foram abordados outros temas como estratégias para a construção de pré-campanhas nas redes sociais, condutas permitidas no período eleitoral e os 92 anos do voto feminino no Brasil. Dentre outros palestrantes, conduziram o encontro neste dia o advogado Francisco Bessone, o promotor de Justiça do Estado da Bahia, Moisés Guarnieri, e o jornalista Joãozinho da live.

Ao final do encontro, em entrevista à TV Câmara, o promotor de Justiça falou sobre a intervenção do Ministério Público no combate às fake news produzidas no cenário político. “O MP tem o papel de defesa da sociedade e dos direitos indisponíveis e fundamentais; ele busca as formas de sustentar a liberdade de expressão, e por outro lado, evitar as fake news que são deletérias à liberdade de expressão”, declarou Guarnieri.

O fórum foi realizado nos períodos da manhã e da tarde do dia 21 de março (quinta-feira), e, de acordo com os organizadores do evento, cumpriu o objetivo de levar informações relevantes à população, acerca do cenário eleitoral no Brasil.

Assista ao vídeo desta matéria: