Última Sessão Ordinária de 2023 aprova a LOA para gastos e despesas do próximo ano; confira

13 de dezembro de 2023 às 10:34

A última Sessão Ordinária da Câmara Municipal, do ano de 2023, aconteceu nessa terça-feira (12), no Auditório Francistônio Alves Pinto, e foi conduzida pelo chefe do Legislativo, vereador Uivanthê Brito (Tequinha). Na ocasião, a Ordem do Dia contemplou pauta única, na qual foi votada e aprovada a LOA 2024 (Lei Orçamentária Anual).

A LOA é o instrumento legal que detalha as receitas (previsão de recursos) que o governo municipal irá arrecadar, e fixa os gastos e despesas para o ano seguinte. A elaboração da referida lei (PL do Executivo Nº 35/2023) contou, ainda, com a participação social, através da realização de audiências públicas, que tiveram a finalidade de ouvir as sugestões dos cidadãos e cidadãs teixeirenses para a aplicação dos recursos.

Também nesta Sessão, que teve o plenário lotado pelos munícipes, os vereadores utilizaram a tribuna e realizaram discursos nos quais comentaram o balanço anual dos respectivos mandatos, falaram das expectativas para Teixeira de Freitas em 2024, além de desejarem paz e harmonia para toda a sociedade teixeirense neste fim de ano.

Foram oradores nesta reunião os vereadores Jucelio Silva (AVANTE), Clemeson Castro (UNIÃO BRASIL), Bruno Barbosa (PP), Bernardo Cabral (PP), Marcos Belitardo (UNIÃO BRASIL), Carmino Santana (PDT), Ailton Lacerda (PODEMOS), Ailton Cruz (SD), Ubiratan Lucas (SD), Joris Bento Xavier (PP), Marcos Gomes (PDT), Marcelo Teixeira (PSDB), Ronaldo Cordeiro (PODEMOS), Luiz Santos Rodrigues (UNIÃO BRASIL), e presidente Uivanthê Brito (AVANTE).

No uso da Tribuna Popular esteve o Sr. Paulo Sérgio Alves, que discursou sobre o campeonato de Karatê disputado, recentemente, por jovens teixeirenses em Salvador. Os atletas participantes fazem parte do Projeto Social Resgatando a Juventude, e foram campeões da competição. Eles estiveram na Câmara, nesta ocasião, e receberam os cumprimentos dos vereadores e do público presente.

A noite ainda contou com a entrega de 17 Moções de Congratulação a cidadãos teixeirenses destacados por ações e trajetórias dignas de aplausos e reconhecimento. Concederam as referidas honrarias os vereadores Marcos Belitardo, Jucelio silva, Bruno Barbosa, Ailton Lacerda, Ubiratan Lucas, Mateus Guerra, Clemeson Castro e Ronaldo Cordeiro, Joris Bento Xavier e Marcos Gomes. Além disso, o vereador Marcelo Teixeira também concedeu uma Moção de Pesar, nesta noite.

Na próxima quinta-feira (14), ainda acontecerá a Sessão Solene de Honraria Militar, na qual a Câmara Municipal homenageará profissionais e instituições que promovem a segurança pública em nosso município. Já no dia 15, encerram-se os trabalhos legislativos de 2023, e as sessões ordinárias voltarão a acontecer em fevereiro de 2024.

Assista ao vídeo desta matéria: