Teixeira de Freitas: Primeira Rádio Câmara FM do norte/nordeste completa 1 Ano

06 de junho de 2018 às 22:46

Nesta quinta-feira, dia 7 de junho de 2018, a Câmara Municipal de Teixeira de Freitas promoveu uma cerimônia festiva no memorial da casa para celebrar o primeiro ano da Rádio Câmara 90,9 FM, numa manhã com uma programação especial em que recebeu convidados em seus estúdios para marcar o seu 1º aniversário, completado no último domingo, dia 3 de junho. A emissora está sediada no térreo da 3ª torre da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas e transmitindo suas ondas sonoras para uma população de 565 mil pessoas nos 13 municípios da região extremo sul da Bahia (Costa do Descobrimento). Teixeira de Freitas tem 162 mil habitantes e é a 10ª maior cidade entre os 417 municípios baianos.

O jornalista Athylla Borborema, diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal, responsável pela implantação da emissora e também seu diretor geral desde a fundação, disse que a Rádio Câmara de Teixeira de Freitas nasceu com o papel de aproximar o cidadão do parlamento, oferecendo jornalismo, campanhas de utilidade pública, cultura e música de qualidade por meio da sua frequência modulada, internet e de duas mil rádios parceiras de todo o país.

Em Salvador, o deputado federal Márcio Marinho, diretor de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, comentou e parabenizou a Rádio Câmara FM Teixeira de Freitas pelo seu 1º aniversário, enaltecendo o papel inovador da emissora em favor da cultura política da região da Costa do Descobrimento. E atualmente está ampliando ainda mais os espaços das emissoras afiliadas com o objetivo de ir além da cobertura de Brasília, onde se têm 21 comissões permanentes, 513 deputados federais e uma infinidade de temas discutidos diariamente, aliada com o imediatismo do rádio.

De Brasília, a jornalista Alessandra Anselmo, diretora nacional da Rede Legislativa de TV e Rádio Câmara, festejou o 1º ano de existência da Rádio Câmara FM Teixeira de Freitas e destacou que a estação é a voz do cidadão e se estabelece a serviço da sociedade e para divulgar os atos do Poder Legislativo. Lembrou que a emissora é um veículo estatal e não possui objetivos financeiros e, por esta razão, tem uma grade de programação toda diferenciada das emissoras comerciais, justamente porque a Rádio Câmara tem a missão de preservar a educação, a cultura, o meio ambiente, a língua portuguesa, a literatura e assegurar as garantias constitucionais do cidadão por meio do seu jornalismo.

A Rádio Câmara 90,9 FM, de Teixeira de Freitas, entrou no ar experimentalmente na tarde de domingo do dia 23 de abril de 2017, mas o cerimonial de inauguração ocorreu na noite de sábado do dia 3 de junho, ocasião que o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) e o secretário de comunicação social da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Marinho (PRB), numa concorrida cerimônia, iniciaram oficialmente as transmissões e acionaram o botão que ativou a programação definitiva da emissora.

Criada em 2012, a Rede Legislativa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que visa incentivar as casas legislativas de todo o Brasil a montarem suas próprias emissoras de Rádio e TV, com sinal aberto e gratuito através de concessão pública concedida pelo Governo Federal. A Rede Legislativa nasceu a partir da TV Câmara e da Rádio Câmara de Brasília, fundadas em 1998 e 1999 respectivamente.

Em Teixeira de Freitas a Rádio Câmara FM está no ar com sua programação definitiva desde 5 de junho de 2017, onde tem ganhando muito reconhecimento popular por ter agregado jornalismo, programa de debate, programas culturais, programas sobre cidadania, campanhas de utilidade pública e interprogramas educativos. A Rádio Câmara FM também transmite ao vivo as sessões plenárias da Câmara Municipal e da Câmara dos Deputados e permite que o cidadão alcance as informações do que se passa nas duas casas legislativas.

(ASCOM)