Situação da saúde foi mais uma vez debatida na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas

11 de fevereiro de 2017 às 10:51

Na noite desta quinta feira (09), aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, onde o tema saúde mais uma vez foi assunto obrigatório nos discursos dos edis que usaram a tribuna da Casa legislativa. A reunião foi presidida pelo vice presidente Bernardo Cabral em substituição ao presidente Agnaldo da Saúde que não pôde comparecer à reunião.O Primeiro a usar a tribuna foi o vereador Juvenal das Laranjas, que esboçou a sua preocupação sobre o possível fechamento da UNACON em Teixeira de Freitas.Os vereadores Darlan do Mercadão, e Sargento Berg questionaram a situação da saúde. Eles destacaram que a população precisa de respostas urgentes do executivo, e solicitaram que a  PRÓVIDA, empresa que administra o Hospital municipal, também fosse convidada para prestar esclarecimentos,Segundo Jóris de Gel  se diz preocupado com os valores comprometidos com a PRÓVIDA e os resultados não chegam para população.

Diante dos questionamentos que tomam conta dos gabinetes dos vereadores nos primeiros dias, a Comissão de Saúde da Câmara já se reuniu com o secretário José Àngelo de Archângelo Depizzol que prestou esclarecimentos e já oficializaram a presença do secretário em dois momentos, dia 20 em reunião interna e dia 21 em reunião ordinária no plenário da Câmara.

Outro assunto levantado pelos vereadores Marcílio e Jonathan Molar, foi o tema licitações e transporte público municipal, e a situação de fronteira com o Espírito Santo que passa por uma crise de segurança pública.
Referente às licitações, o vereador Marcílio chamou atenção para os processos viciados na licitação que tem como meta prejudicar o município, onde alguns processos já foram fiscalizados e cancelados pela COPEL ( Comissão Permanente de Licitação ), Quanto ao transpote, o vereador Jonathan questionou a qualidade dos serviços prestados pela atual empresa que circula na cidade.

Temas como a atuação da Embasa no município, compromissos da Grendene  com o IPTU, retomada das obras do Centro de Iniciação Esportiva, a instalação de lixeiras no centro da cidade também foram comentados pelos vereadores Leonardo do Sindicato, Antônio Marques e Marcos Belitardo.

O Vereador Ronaldo Baitakao usou a tribuna pra se expressar como Líder do Governo na câmara e em resposta ao vereador Marcílio, informou que a situação da ocupação do Pólo Industrial já está sendo resolvida, pontuou também a respeito do portal da transparência, que diante de um TAC assinado juntamente com o Ministério Público, tudo estará voltando a sua normalidade.

O público mais uma vez compareceu e lotou o plenário com a presença dos Conselheiros Tutelares que reivindicam uma atenção aos seus vencimentos que foram prejudicados pela reforma administrativa.

Também estiveram presentes na câmara representantes da ONG SerLuz que foi reconhecida na tribuna pelo vereador Professor Valcir,o edil solicitou um espaço no Mercado Municipal pra que a ONG pudesse comercializar suas iniciativas e assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela ONG na cidade, que atualmente atua na causa em defesa dos animais.