Semana municipal de consciência autista comemora mais um ano consecutivo de luta

04 de abril de 2017 às 17:43
Imprimir

“Me aceita assim como sou” é o lema que alicerça mais essa movimentação na Semana Municipal de Conscientização Autista em Teixeira de Freitas. O grupo Família Autista se reúne para trocar experiências, ajuda mútua e levar às famílias e sociedade o conhecimento que ainda falta, sobre o que realmente significa os termos “inclusão” e “aceitação” quanto ao autista.

Desde a aprovação do projeto de Lei em 2015, o grupo ganhou maior visibilidade e apoio, não apenas dos teixeirenses como também dos municípios vizinhos. Na programação planejada para essa semana, em 2017, o diferencial foi a participação de outras cidades como Caravelas e Medeiros Neto. E ainda de acordo com os organizadores, há pretensão de envolver outras cidades da região.

No dia 04 de abril, em Caravelas será ofertada um dia de palestras, da mesma forma será em Medeiros Neto no dia 06, com a mesma programação.

Em Teixeira de Freitas, no dia 05 de abril, haverá uma Reunião Ordinária às 09:00 horas, na Câmara Municipal onde os pronunciamentos serão voltados para o apoio e incentivo aos familiares. Ainda nesta quarta-feira, às 19:00 horas, o Coral Vozes Autistas com familiares do Grupo Autismo fará uma apresentação no plenário Francistônio Pinto.

Na sexta-feira, 07 de abril, a Jandiara Andrade e a Paula Murta Chaves – fonoaudióloga e coordenadora da equipe de Deficiência Intelectual do Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) – serão as palestrantes do dia. “É importante que diretores escolares, coordenadores, cuidadores, pais e responsáveis de autistas, e também toda sociedade, participem dessa programação. Porque além de fortalecer nosso grupo, encontram ajuda, formação e principalmente a informação que ainda é pequena, mas com o empenho de todos, poderemos fazer algo diferente quanto à inclusão social desses autistas”, enfatizou Jandiara Andrade, que é mãe do Luiz e uma das primeiras idealizadoras do grupo Família Autista.

 

 

 

 

Por Milka Morais


Compartilhar: