Sargento Berg participa em Salvador de ato do convênio entre o prefeito Temóteo e a PM pelo modelo Cívico-Militar nas Escolas Públicas

O prefeito Temóteo Brito (PP) acompanhado do vereador Sargento Berg (PSDB), do secretário municipal de educação Hermon Freitas, do chefe municipal de gabinete Herbert Chagas e do secretário municipal de saúde Fabiano Marily, se reuniu na manhã dessa quarta-feira (09/10), em Salvador, com o assistente militar do Comando Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Antônio Sebastião Rocha, para a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica, que tem o objetivo de estabelecer mútua cooperação entre a PM/BA e o município de Teixeira de Freitas, visando à implementação do Sistema de Ensino dos Colégios da Policia Militar da Bahia na Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, localizada no bairro Santa Rita.
Durante a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica, o coronel Antônio Sebastião Rocha explicou que a implantação do sistema de ensino da rede CPM, a Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto em Teixeira de Freitas passa a ter uma direção compartilhada entre direção escolar, encarregada das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos. “A gestão da Unidade de Ensino se dará de forma harmônica entre o Diretor Escolar e o Diretor Militar, ficando o primeiro como responsável pela administração e pelo processo pedagógico e o segundo pela disciplina escolar, de forma a permitir a eficiência na implementação da proposta pedagógica”, enfatizou o coronel.
O prefeito Temóteo Brito disse que o convênio é o início de uma transformação profunda na rede municipal de ensino. “Essa é apena uma das cinco escolas que iremos implantar. Nosso intuito é realizar os sonhos dos pais que há muito desejam receber mais uma unidade escolar militar na cidade. Possuímos o Colégio Anísio Teixeira da Polícia Militar e agora a Escola Clélia das Graças Figueiredo Pinto será a nossa primeira da rede municipal. Essa é uma proposta inovadora, pautada no fortalecimento do ensino por meio da disciplina pedagógica e do estímulo à cidadania. O objetivo é que os nossos estudantes tenham cada vez mais resultados positivos, sendo capazes de progredir nos estudos e protagonizar papéis importantes na sociedade. Essa é mais uma conquista do nosso governo”, festejou o prefeito Temóteo Brito.
Para o secretário Municipal de Educação e Cultura, professor Hermon Freitas, a educação municipal só tem a ganhar com o advento dessa nova ferramenta educacional implantada. Uma iniciativa do prefeito Temóteo Brito que acredita na resolução dos problemas disciplinares com a chegada da novidade escolar, até porque, a cooperação tem o objetivo de trazer para o município um modelo de ensino que favorece a formação cidadã de jovens e crianças. A Escola Clélia conta com 1.135 alunos das 34 turmas do 6º ao 9º ano matriculados que continuam com vagas garantidas e que as mudanças serão disciplinares, melhorando assim, os atos cívicos, uniformização e comportamento dentro e fora da escola e a unidade passará por mudanças estruturais, a fim de adequação ao novo modelo proposto e serão contratados seis policiais militares da reserva remunerada (aposentados) para atuarem na escola realizando o acompanhamento disciplinar dos alunos. Quero agradecer ao vereador Sargento Berg pela proposta que está se consolidando e ao prefeito Temóteo Brito pela sensibilidade de entender a importância desse passo para a educação do nosso município”, ressaltou o secretário Hermon Freitas.
O conceito do projeto começou quando na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas do dia 27 de fevereiro de 2019, o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) teve aprovado no plenário uma proposição legislativa de sua autoria que requereu do Poder Executivo Municipal o encaminhamento ao Poder Legislativo de um Projeto de Lei em conformidade com o anteprojeto em anexo que propôs a implantação do Sistema de Ensino do Colégio da Policia Militar – CPM nas escolas municipais de Teixeira de Freitas. Na época o vereador Sargento Berg já explicava que o projeto de difusão do sistema de ensino da rede CPM consiste na capacitação dos policiais militares da reserva, contratados pela Prefeitura Municipal, bem como a criação dos cargos de diretor militar, coordenador militar e tutores disciplinares militar.
O vereador Sargento Berg, vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, mais uma vez explicou que o projeto vai funcionar com o apoio de policiais militares da reserva remunerada, atuando como tutores disciplinares dos alunos, matriculados nas escolas contempladas. O parlamentar ainda informa que entre os conteúdos, estão instruções militares, noções de civismo e direitos humanos, aulas de cidadania e requisitos permanentes de hierarquia e disciplina. “O Colégio Militar oferece a credibilidade da corporação ao garantir ensino, proporcionando a formação integral do aluno e despertando-lhe desejo pela carreira militar”, destaca o vereador Sargento Berg. (Por Athylla Borborema).