Rádio Câmara Teixeira participa do Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital em São Paulo

Aconteceu no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo, entre os últimos dias 22 e 23 de agosto, o Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital, promovido em parceria pela Câmara dos Deputados, pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pela ASTRAL – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
Criada em 2012, a Rede Legislativa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que visa incentivar as casas legislativas de todo o Brasil a montarem suas próprias emissoras de Rádio e TV, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. A Rede Legislativa nasceu a partir da TV Câmara e da Rádio Câmara de Brasília, fundadas em 1998 e 1999 respectivamente.
O evento contou com a presença do secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA); do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris (PSDB); do presidente da Astral, Wanderley Oliveira. Além da presença da diretora da Coordenação Nacional da Rede Legislativa, Evelin Maciel; do gestor da Rede Legislativa, Alexandre Franco; e da diretora da TV e Rádio Câmara de Brasília, Alessandra Anselmo.
O diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, jornalista Athylla Borborema, participou do último dia do evento, na quarta-feira (23/08) em que participou como interveniente da palestra, denominada “Grade de programação compartilhada na Rede de Rádios Legislativas” em que defendeu a proposta da Câmara Municipal que terminou vencedora dentre outras que tramitaram desde julho na Coordenação da Rede Legislativa para que na votação final uma fosse escolhida no seminário de São Paulo.
Segundo Athylla Borborema, diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal, que foi ao seminário em São Paulo defender a proposta em favor da Rádio Câmara de Teixeira de Freitas pela ampliação da sua grande de programação local, disse que o seminário teve o objetivo de discutir questões diversas sobre as emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV. Onde se orientou também as Câmaras Municipais como dirigir as suas próprias emissoras de Rádio e TV com sinal aberto e gratuito, de forma a aproximar os parlamentos dos cidadãos e universalizar o acesso às programações.
Em outubro ou novembro de 2017, os presidentes de Câmaras, os diretores de Comunicação Social das Câmaras Municipais e os diretores das Rádios Câmara FM, serão chamados novamente em Brasília para assinarem os novos e definitivos acordos de cooperação da grade de programação compartilhada da Rede de Rádios Legislativas, na Câmara dos Deputados.
O evento coincidiu com a Feira de Produtos e Serviços do SET Expo 2017 e com o 29º Congresso de Tecnologia, que foi realizado entre os dias 21 e 24 de agosto no Centro de Convenções do Expo Center Norte em São Paulo/SP. (ASCOM).