Projeto de Marcos Belitardo visa criar programa de doação de cabelos para aumentar autoestima das vítimas de câncer

02 de maio de 2018 às 18:18
Imprimir

Para minimizar os efeitos da quimioterapia dos pacientes com câncer, especialmente os que afetam a autoestima do doente, o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (02/05), Projeto de Lei nº 21/2018 que cria o Programa de Incentivo de Doação de Fios de Cabelo para pessoas vitimadas pelo câncer.

O objetivo é que sejam confeccionadas perucas para doação a pacientes que perderam seu cabelo, um dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico. “A aplicação de medicamentos na corrente sanguínea durante a quimioterapia é essencial para o tratamento, pois, dessa forma, age em etapas diferentes do crescimento do tumor”, explica o vereador.

“Todavia o medicamento não tem preferência por uma célula ou outra e acaba atacando tanto as doentes quanto às saudáveis e em função disso, ocorre a queda de cabelo e outros pelos do corpo”, adiciona o vereador Marcos Belitardo.

Além da doação dos fios que poderá ser feita nos mutirões ou postos de coleta, os interessados em ajudar, poderão doar também lenços, chapéus e outros artefatos têxteis. A divulgação do programa e as coletas deverão ser feitas em escolas, salões de beleza, organizações não governamentais e eventos.

“A autoestima é, sem dúvidas, um dos pontos afetados por pessoas que estão em tratamento contra o câncer. Além de fraqueza, perda de peso, inchaço no corpo, muitos tem que se deparar com a queda dos cabelos. As mulheres são as que mais sofrem quando passam por esse processo”, lembra o parlamentar.

Segundo Marcos Belitardo, foi refletindo sobre esta situação que resolveu apresentar o Projeto de Lei, pensando em melhorar a autoestima das mulheres com campanhas por meio do programa para doação de cabelos para confeccionar perucas, tendo em vista que a necessidade é grande, mas a doação de cabelo ainda é pouca e nem todo mundo está disposto a doar, mas o projeto teria mecanismos de incentivo. (Por Alexandra Silva).

Área de anexos


Compartilhar: