“Passe livre” é tema de mais uma Reunião Interna com legislativo e executivo municipal

Na tarde desta terça-feira (29), vereadores se reuniram com representantes do Executivo municipal, dos estudantes secundaristas e dos Deficientes físicos e Idosos para em reunião interna nesta Casa de Leis, discutirem sobre assuntos relacionados ao “passe livre”.
Presidida pelo vereador José Bernardo Gomes Cabral “Bernardo Cabral” (PSD), esta reunião ouviu mais uma vez as categorias que direta e indiretamente dependem do transporte público e da gratuidade deste serviço.
Ao tomar a palavra, o Secretário de Administração do município, João Carlos Vieira da Silva explicou que sua preocupação está no aspecto financeiro deste processo, a fim de que atendesse o anseio da população para com o passe livre, lamentando a inviabilidade em liberá-lo neste período próximo ao recesso escolar. Mas garantiu celeridade no cadastramento daqueles que serão contemplados no retorno do benefício.
Também presente na reunião, o Secretário de Educação Hermon Lopes de Freitas explicou a responsabilidade da secretaria quanto ao deslocamento dos alunos, destacando que se faz obrigatório apenas para estudantes do Ensino Fundamental municipal. Hermon ainda pediu para que os envolvidos se atentem aos critérios para concessão do passe livre aos estudantes, devendo priorizar aqueles que moram em lugares distantes do local em que estudam.
O vereador Jonathan Oliveira Molar “Jonathan Molar” (SD), pediu que se inicie o cadastramento quanto mais breve possível, mesmo que se adequem aos novos critérios no decorrer do processo.
A vereadora Erlita Conceição de Freitas “Erlita Freitas” (PT), enfatizou sua preocupação quanto aos alunos que já foram prejudicados e lamenta a demora em reestabelecer a situação. A vereadora ainda solicitou que os novos critérios para o benefício do “passe livre” sejam definidos junto com a categoria, levando em conta que são os que usufruem diariamente o benefício. Sugeriu a possibilidade de ser criada uma comissão de estudantes, gestantes, idosos e deficientes para discutirem tais critérios, bem como a criação pontos de atendimentos para o cadastramento do passe.
Segundo o vereador Ronaldo Alves Cordeiro “Ronaldo Cordeiro” (PSC), houveram avanços na resolutividade dessas questões, agradeceu o empenho dos pares nesse processo, e propôs que fosse feito o zoneamento escolar com orientação aos pais e responsáveis, lembrando-os da importância de matricular o filho na rede pública de ensino mais próxima à sua residência e explicando a viabilidade financeira para o município e para os alunos que realmente necessitam do benefício.
Para o vereador Marcílio Carlos Goulart “Marcílio Goulart” (PT), comentou sobre seu contentamento ao ver o posicionamento do Executivo para com a questão do passe livre e com o Legislativo que está cada vez mais empenhado em trabalhar para a cidade. Completou a fala do vereador Ronaldo, explicando que com o zoneamento escolar seriam evitados outros meios de driblar os trâmites no processo, como preferência e interferência política.
A aluna Letícia Ferreira, representando a categoria, apresentou sugestões para o cadastramento e para a construção dos novos critérios para concessão do benefício. Solicitou participação na reunião em que representantes da empresa de transporte Santa Clara se fizerem presentes, para apresentar a indignação e propostas para os serviços oferecidos.
Representando os deficientes físicos e idosos, Vitor Chuaith Miranda pediu que fosse criado um método onde se beneficie tanto deficiente como o idoso que tem a carteira, solicitando também a presença em reunião com a Santa Clara.
Ficou acertado na reunião, segundo o secretário de administração que, o prazo para a realização de cadastramento de todas as categorias será nos dias de 15 de setembro a 15 de outubro de 2017, podendo ser prorrogado, se houver necessidade.
O secretário de educação se dispôs a visitar as dependências da empresa de transporte juntamente com o secretário João Carlos, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e os demais interessados para apresentar e discutir as questões levantadas nas últimas reuniões.
Para o presidente em exercício, vereador Bernardo Cabral, essas reuniões com a população teixeirense tem sido de extrema importância para dar transparência ao trabalho do legislativo e para estreitar os laços com os cidadãos.
Por Milka Morais