Ordem Demolay de Teixeira de Freitas apresenta na Câmara projeto de compostagem de lixo orgânico

20 de novembro de 2015 às 10:29
Imprimir

Foi apresentada na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, pela Ordem Demolay, Capítulo 50, um projeto de compostagem de lixo orgânico. Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais.

O projeto apresentado ao legislativo tem por objetivo proporcionar à cidade melhor envolvimento com o lixo orgânico, que hoje tem origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e passará a ser reciclado, fazendo Teixeira de Freitas embarcar mais ainda na tendência de se preocupar com a sustentabilidade. O projeto quer viabilizar a construção de um centro de tratamento municipal, e mais do que se justifica quando se olha os dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que diz que o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil.

Danilo Santos, representante da Ordem Demolay, disse que “é interessante a compostagem por esse lixo também se transformar em adubo que pode ser usado na agicultura familiar”. Ele ainda falou sobre o desejo do apoio imediato dos vereadores. Esse projeto já existe diversas capitais e outras cidades, inclusive Porto Seguro. Ainda não há ideia de custos para o projeto ser praticado, sendo inicialmente apenas um esboço.


Compartilhar: