Ordem Demolay de Teixeira de Freitas apresenta na Câmara projeto de compostagem de lixo orgânico

Foi apresentada na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, pela Ordem Demolay, Capítulo 50, um projeto de compostagem de lixo orgânico. Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais.
O projeto apresentado ao legislativo tem por objetivo proporcionar à cidade melhor envolvimento com o lixo orgânico, que hoje tem origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e passará a ser reciclado, fazendo Teixeira de Freitas embarcar mais ainda na tendência de se preocupar com a sustentabilidade. O projeto quer viabilizar a construção de um centro de tratamento municipal, e mais do que se justifica quando se olha os dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que diz que o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil.
Danilo Santos, representante da Ordem Demolay, disse que “é interessante a compostagem por esse lixo também se transformar em adubo que pode ser usado na agicultura familiar”. Ele ainda falou sobre o desejo do apoio imediato dos vereadores. Esse projeto já existe diversas capitais e outras cidades, inclusive Porto Seguro. Ainda não há ideia de custos para o projeto ser praticado, sendo inicialmente apenas um esboço.