Ocorreu na Câmara de Vereadores evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 instituiu o Dia da Consciência Negra no calendário como a data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares.
Em comemoração a este dia, estiveram presentes no plenário da Câmara de Vereadores os mestres capoeiristas Macximo, Tula, Kibe, Dahora e Vitor Guimarães, entre outros convidados, todos com o intuito de celebrar festivamente o Dia da Consciência Negra. Mestre Tula, em entrevista disse que “é um dia não para comemorar, mas para rememorar e dizer que a luta dos negros por condições dignas de existência deve continuar no Brasil por muitos e muitos anos e essa data serve como um símbolo para que reflitamos sobre a questão, senão todos os dias, pelo menos no dia 20 de novembro”.
Comemorar então, o Dia da Consciência Negra nesta data é uma forma de manter viva em nossa memória as lutas do povo negro e a figura de Zumbi de Palmares, herói do povo no Brasil. Não somente a imagem do líder que Zumbi possuía, mas também sua importância na luta para o fim da escravidão e pela melhoria das condições de vida para o povo no país.