Novos conselheiros tutelares de Teixeira de Freitas, tomam posse; acompanhe os detalhes

11 de janeiro de 2024 às 14:13

Os 10 novos conselheiros tutelares de Teixeira de Freitas-BA, tomaram posse nesta quarta-feira (10), por volta das 19hs em solenidade na Câmara Municipal. O evento contou com a presença de diversas autoridades.

Os profissionais assumem o mandato para o quadriênio 2024/2028 e serão os responsáveis por garantir os direitos das crianças e dos adolescentes da cidade.

Para o presidente da Casa Legislativa Uivantê Brito Andrade (Tequinha Brito) há um consenso entre os vereadores em estarem atentos às necessidades da classe em decorrência do papel vital do conselheiro tutelar na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

“O Conselheiro Tutelar é elo entre a comunidade e as instâncias de proteção. Ele desempenha um papel crucial na construção de um futuro mais justo e equitativo para crianças expostas às mais diversas situações de vulnerabilidade” explicou Tequinha.

As eleições ocorreram em outubro do ano passado. Além dos 10 conselheiros, 10 suplentes também tomaram posse. Eles serão distribuídos entre os dois Conselhos Tutelares de Teixeira de Freitas, somando cinco profissionais para cada unidade. Os suplentes assumem em caso de desistência ou incapacidade de exercer o mandato por parte dos titulares.

Para Chayanna Fernandes Santos, conselheira mais votada deste pleito, a missão dela e de seus colegas transcende o simples cumprimento de normativas legais; envolve uma dedicação constante em garantir um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.

O Procurador Geral do Município, Dr. Leandro Saboya Laudano Santos representou o prefeito Marcelo Belitardo  e o poder Legislativo foi representado pelos presidente da Câmara Municipal Tequinha Brito e pelos vereadores Ailton Cruz, Ailton Lacerda e Luizinho (Luiz Santos Rodrigues) e Ronaldo Cordeiro.

Ainda compondo a mesa de honra, compareceram o Presidente do Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA), Geovane dos Santos Santana; o advogado Eudoxo Ribeiro representou a Secretária Municipal de Promoção Social e Cultura, Penélope Bastos Pereira Belitardo; a Promotora de Justiça, Drª Michele Aguiar Silva Resgala e o  Defensor Público, titular da 4ª DP Júri e  infância e juventude, Emerson  Halsey Soares.

Confira os nomes dos novos conselheiros tutelares eleitos:

Chayana Fernandes Santos

Erenildes Batista de Brito Santos