Miro Barbosa prestigia instalação da Academia Teixeirense de Letras

08 de junho de 2016 às 09:25
Imprimir

Foi instalada oficialmente a Academia Teixeirense de Letras (ATL), que tem como seu patrono, Castro Alves. A cerimônia, que ocorreu no sábado (4) no plenário da Câmara dos Vereadores, homenageou 32 escritores de toda a região do extremo-sul da Bahia, que tomaram posse de suas cadeiras. Ao todo, a Academia terá 40 membros efetivos.

7 A ATL, que é a primeira agremiação litero-cultural da região do extremo-sul, foi criada no dia 14 de março de 2016. O dia escolhido para sua criação oficial não foi por acaso, já que em 14 de março se comemora o aniversário do poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves, o “Castro Alves, que neste ano completaria 169 anos”.

A solenidade, que foi encantada com a Orquestra Nove de Maio, contou com a escritora Ângela Feingold, presidente da Academia de Letras de Fortaleza, vice-presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas, vice-presidente do Instituto Brasileiro Cultural Barão de Ayuruoca, e conselheira do Centro Cultural Português Casa das Beiras do Rio de Janeiro.

 

Além de Ângela Feingold, estiveram presentes Ramiro Guedes, diretor Municipal de Cultura que representou o prefeito de Teixeira de Freitas, doutor João Bosco; o presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul da Bahia e prefeito de Caravelas, Jadson Ruas; o presidente do Poder Legislativo de Teixeira de Freitas, vereador Tomires Barbosa; e o diretor regional da Secretaria Estadual de Cultura, Junieques Santos.

 

A ATL, que será composta por 25 membros moradores de Teixeira de Freitas e 15 membros moradores de outras cidades da região, tem em sua primeira diretoria Almir Zarfeg como presidente; o jornalista e escritor Athylla Borborema como vice-presidente; Cristhiane Ferreguett será a secretária-geral; o tesoureiro será Celso Kallarrari; os conselheiros são Carlos Andrade, Marcus Aurelius e Ramiro Guedes.​

Compartilhar: