Marquinhos Gomes indica que Prefeitura estabeleça piso de remuneração para o cargo de instrumentador cirúrgico do HTMF

03 de agosto de 2023 às 13:02

O Vereador Marquinhos Gomes apresentou, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (01), uma Indicação ao Executivo, com anteprojeto, em que sugere que a Prefeitura Municipal estabeleça piso de remuneração para o cargo de instrumentador cirúrgico do HMTF (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas).

No texto, o vereador explica que para a ocupação do cargo de instrumentador cirúrgico existe a exigência legal da formação em técnico de enfermagem. Ainda assim, a categoria dos instrumentadores não foi contemplada pela Lei nº 14.434/22, que altera o piso salarial dos trabalhadores da Enfermagem, sendo mantida, pelo governo, a referência remuneratória da Lei Complementar nº 14/2014.

Para Marquinhos, esta situação é uma distorção que precisa ser corrigida. Ele afirma que os instrumentadores cirúrgicos devem receber a remuneração justa, equivalente ao cargo de técnico de enfermagem, estabelecida na Lei nº 14.434/22, ou seja, R$ 3.325,00. Além disso, conforme o texto, o piso salarial da categoria deve ser acrescido de adicional de insalubridade e gratificação por função.

“Não restam dúvidas, tanto no contexto da pandemia que vivenciamos recentemente, como nas atividades rotineiras dos servidores da saúde, a necessidade premente de se estabelecer remuneração digna e justa”, enfatizou o edil.

A proposição foi votada e aprovada na Sessão do dia 01 de agosto de 2023, e, posteriormente, encaminhada à Prefeitura Municipal, onde aguardará pela possibilidade de atendimento à sugestão.